Compêndio do Catecismo da Igreja Católica quase concluído
2004-04-30 15:56:54

O processo de redacção do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica está muito próximo do seu final, anunciou hoje o director da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Navarro-Valls disse que a consulta de todos os Cardeais e presidentes de conferências episcopais chega ao fim na próxima sexta-feira. Estes responsáveis analisaram um projecto apresentado pela Comissão cardinalícia especial criada pelo Papa e por um comité de redacção.
A iniciativa nasceu da intenção de João Paulo II em criar uma obra concisa, que apresente os conteúdos fundamentais da Fé, uma espécie de livro de bolso em que as pessoas encontrem, rapidamente, o mais importante do panorama da Fé católica.
O Papa explicava, numa carta de Fevereiro de 2003, que apesar do surgimento desta nova obra, o actual Catecismo da Igreja Católica “mantém intacta a sua importância, podendo ganhar com esta nova síntese um estímulo importante para ser mais aprofundado”.
O projecto que foi enviado para consulta é cerca de um sétimo do Catecismo referido (a edição portuguesa tem cerca de 700 páginas) e foi apresentado sob a forma de diálogo, com perguntas e respostas. No final do texto forma colocadas algumas das principais orações cristãs e fórmulas de doutrina cristã.

A HISTÓRIA DO COMPÊNDIO
Por ocasião do 10º aniversário do Catecismo da Igreja Católica teve lugar em Roma, de 8 a 11 de Outubro de 2002, um Congresso Catequético Internacional onde muitos intervenientes apresentaram a proposta de elaborar uma síntese, um “Compêndio” do Catecismo.
Esta proposta foi apresentada ao Papa o qual, na citada carta de 2 de Fevereiro de 2003, a aprovou, definindo imediatamente a constituição de uma comissão especial e de um comité de redacção, num trabalho da Congregação para a Doutrina da Fé e da Secretaria de Estado da Santa Sé.
A finalidade de tal texto, além das referidas na carta de João Paulo II, seria a de servir de “ponto de referência” para a elaboração de sínteses locais, segundo as exigências dos vários destinatários.