Lisboa peregrina até Santiago de Compostela
2004-04-30 15:54:43

Os jovens de Lisboa vão unir-se à “Peregrinação Europeia de Jovens” (PEJ 2004)que está marcada para Agosto de 2004. “Testemunhas de Cristo para uma Europa da Esperança” é o tema da PEJ 2004 e o objectivo geral deste encontro, que se irá desenrolar à imagem das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Serviço de Dinamização da Pastoral Juvenil (SDPJ), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, assinalou que as inscrições terminam já na próxima semana, mais precisamente no dia 5 de Maio.
“No decurso da II Jornada Diocesana da Juventude, o Patriarca D. José Policarpo, manifestou o desejo de ir a Santiago com os jovens da Igreja de Lisboa, o que constitui mais um motivo para o nosso empenho no sentido de mobilizar os jovens da Diocese a fazerem este caminho de encontro com o Senhor Jesus junto com o nosso Bispo”, acrescenta a equipa do SDPJ.

Condições de Participação
1. Pré-requisitos
1.1. Idade: dos 15 (feitos até 31 de Julho de 2004) até aos 30 anos
1.2. Preparação: A participação na peregrinação tem como condição fundamental a presença em três de quatro encontros de preparação: um encontro diocesano (Jornada Diocesana da Juventude, a 17 e 18 de Abril, ou Vigília de Pentecostes, a 29 de Maio) e dois encontros em pequenos grupos em datas e locais a indicar posteriormente. O SDPJ considerará como desistentes os que, sem justificação, faltarem a mais do que um encontro. Isto significa que não serão admitidas trocas, a não ser que os substitutos tenham participado nos encontros. Por isso, o melhor será participar, mesmo sem estar inscrito...

2. Preço: € 150 (cento e cinquenta euros)
2.1. Inclui
-Transporte em autocarro
-Dormida em Orense (em seminários ou escolas)
-Alojamento (em pavilhões ou escolas) e refeições em Santiago de Compostela
-Seguro multiviagens
2.2. Não inclui
- Refeições de viagem (jantar de dia 4, pequeno-almoço e almoço de dia 5 e jantar de dia 8)
-Despesas pessoais

3. Inscrições
3.1. As inscrições estão abertas até 05/05/2004. Uma vez que só poderão tomar parte na peregrinação os que participarem em todos os encontros de preparação (ver nº 1.2.) aconselhamos que se inscrevam mesmo que tenham dúvidas sobre a possibilidade de virem a conseguir a totalidade do dinheiro.
3.2. Para a inscrição é necessário:
-Ficha de inscrição devidamente preenchida
-Fotocópia do Bilhete de Identidade (B.I.) actualizado;
-Termo de responsabilidade dos pais (ou de quem exerça o poder paternal) de todos os menores (existe modelo no SDPJ) juntamente com fotocópia do B.I. de quem assina o termo de responsabilidade
-Ficha médica
-A não entrega destes elementos até 1 de Julho implica a anulação da inscrição.

4. Pagamento
4.1. O pagamento pode ser efectuado na sua totalidade no acto de inscrição ou em 3 prestações:
-€ 50 (cinquenta euros) no acto da inscrição
-€ 50 (cinquenta euros) até 30 de Maio
-€ 50 (cinquenta euros) até 30 de Junho
4.2. As inscrições só serão consideradas válidas após pagamento da 1ª prestação;
4.3. O atraso no pagamento de qualquer das prestações terá o acréscimo de € 3 (três euros) por cada.

5. Desistências
5.1. Os desistentes até 30 de Junho serão reembolsados na quase totalidade do que tiverem pago, com excepção de € 60 (sessenta euros) para as despesas efectuadas até ao momento.
5.2. As desistências depois de 01 de Julho não serão reembolsadas, excepto nos casos previstos em 5.3.
5.3. Em ambos (5.1.e 5.2) far-se-à o reembolso dos desistentes, à excepção de € 15 (quinze euros), se houver substitutos em lista de espera que efectuem o pagamento das prestações vencidas até à data.

5.4. Os substitutos têm de preencher as condições referidas no nº 1 (limite de idade e participação nos encontros de preparação).

6. Para quem se põe a caminho (mas quer regressar com o SDPJ)
6.1. Os jovens que queiram ir até Santiago de Compostela por outros meios (peregrinações a pé, por exemplo), mas pretendam, ao chegar lá, integrar-se na peregrinação diocesana e voltar com o SDPJ têm igualmente de fazer inscrição.
6.2. As condições de participação, de preparação e de pagamento são iguais às dos outros participantes.

7. Notas finais
7.1.Cada peregrino é responsável por tratar de :
-Bilhete de Identidade
-Ficha médica
-Termo de responsabilidade, no caso dos menores
-Modelo E 111
-Os cidadãos de nacionalidade estrangeira consultem-nos, pois poderá ser necessário visto consular.