Primeira pedra da nova Basílica de Fátima colocada no dia 6 de Junho
2004-04-22 21:10:41

A colocação da primeira pedra da nova basílica de Fátima terá lugar no dia 6 de Junho, Domingo da Santíssima Trindade. A informação foi oferecida pelo Bispo de Leiria-Fátima, que disse ainda esperar que “a inauguração de todo o complexo volumétrico seja em 2007, aniversário da primeira aparição de há 90 anos”.

D. Serafim Ferreira e Silva destaca o facto de a futura igreja da Santíssima Trindade ter a primeira pedra vinda do túmulo de São Pedro: “o Papa João Paulo II teve a amabilidade de oferecer um pedacinho de pedra extraída do túmulo de S. Pedro, no Vaticano. É um símbolo muito eloquente".
D. Serafim justificou a construção de uma nova Basílica em Fátima com a necessidade sentida pelo Santuário em “dar acolhimento a quantos chegam de fora”
“Está em construção a igreja da Santíssima Trindade, que será um grande centro de culto e cultura, numa conjugação permanente de fé e razão. Além das celebrações, em espaços adequados, fazem parte do conjunto os acessos, o parque hoteleiro e de restauração”, explica o prelado em entrevista ao semanário “Voz Portucalense”, da Diocese do Porto.
“Todos vão reconhecer as vantagens e verificar a boa harmonia entre a nova igreja, as outras construções e a natureza. Os peregrinos poderão deslocar-se, com segurança, pois não terão de atravessar as vias rodoviárias, desde o centro Paulo VI até à capelinha das aparições, e até aos Valinhos”, acrescenta.
A futura igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, será o maior recinto público fechado do país. Com custo estimado em 40 milhões de Euros, o templo terá capacidade para 9 mil lugares sentados.

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE
D. Serafim Ferreira e Silva disse nesta entrevista que o Santuário de Fátima é “património de toda a humanidade”.
“O Santuário de Fátima, de valor acrescentado pelo Papa que veio beatificar os dois pastorinhos, tem condições e coordenadas para ser, cada vez mais, um pólo de espiritualidade e um oásis de encontro e meditação para os peregrinos da vida”, assegurou.

“A grandeza do recinto e a eloquência do silêncio dão um precioso contributo para fazer vibrar o coração e convidar a reflectir. Os sinais também falam, desde o muro de Berlim até à bala que feriu o Papa e foi colocada na coroa da rainha da Paz. Sem esquecer que o nome de Cova da Iria quer dizer ‘berço da paz’...”, remata.