Faro, Portalegre-Castelo Branco e Viseu com novos Bispos
2004-04-22 21:09:40

A Nunciatura Apostólica em Portugal comunicou à Agência ECCLESIA que João Paulo II nomeou novos Bispos para as Dioceses de Viseu, Faro e Portalegre-Castelo Branco. As alterações ficam a dever-se ao falecimento de D. António Monteiro e aos problemas de saúde de D. Manuel Madureira Dias, de 68 anos, e D. Augusto César, de 72 anos, respectivamente.

O Papa nomeou D. António Augusto Santos Marto - até agora Bispo Auxiliar de Braga - como Bispo de Viseu. Recorde-se que o anterior titular da Diocese de Viseu, D. António Monteiro, tinha falecido no passado dia 3 de Abril.
João Paulo II aceitou a renúncia do governo pastoral da Diocese do Faro apresentada por D. Manuel Madureira Dias, em conformidade com o cân. 401 §2 do Código de Direito Canónico – onde se pede ao Bispo diocesano que apresente a sua renúncia “em virtude da sua precária saúde”. O novo Bispo da Diocese é D. Manuel Quintas, S.C.J., até agora Bispo Auxiliar na mesma.
A mesma situação se verifica na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, em que o Papa
aceitou a renúncia do governo pastoral apresentada por D. Augusto César Alves Ferreira da Silva, C.M.. O seu sucessor D. José Francisco Sanches Alves, até agora Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

OS BISPOS
D. Manuel Neto Quintas
O novo Bispo de Faro é natural da Diocese de Bragança-Miranda. Nasceu a 27 de Agosto de 1949, em Mazouco (Freixo de Espada à Cinta) e cedo iniciou a formação escolar na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).
É nesta Congregação que faz a Primeira Profissão dos Votos de Vida Consagrada a 29 de Setembro de 1969, após conclusão de um ano de Noviciado, em Aveiro. A Ordenação Presbiteral teve lugar a12 de Junho de 1977, na capela do Instituto Missionário de Coimbra.
O prelado distingiu-se enquanto provincial dos Dehonianos em Portugal, de 1 de Julho de 1994 a 30 de Junho de 2000. Nessa mesma data é nomeado Bispo Auxiliar de Faro.
A sua Ordenação Episcopal teve lugar a 3 de Setembro de 2000, na antiga Sé de Silves. D. Manuel Quintas, declarou, na altura, considerar-se “apenas um instrumento nas mãos de Deus, sinal de que Ele continua a amar o seu povo, que não abandona o Homem”. Foi nomeado como Vigário Geral da Diocese no dia 18 de Setembro de 2000.
É, desde 2002, presidente da Comissão Episcopal para as Missões.

D. José Francisco Sanches Alves
O novo Bispo de Portalegre-Castelo Branco é natural da Diocese de Guarda. D. José Francisco Sanches Alves nasceu a 20 de Abril de 1941, na freguesia de Lageosa (sabugal).
Estudou Filosofia e Teologia nos seminários da Diocese da Guarda. Em 1966, a 3 de Julho, foi ordenado presbítero na Catedral de Évora. Em Roma fez o Curso de Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Salesiana, onde obteve o doutoramento em Psicologia.
A sua actividade pastoral passou, primeiro, pela Arquidiocese de Évora, onde foi pároco de Escoural, Professor do Instituto Superior de Teologia, Secretário diocesano da Catequese e Reitor do Seminário Maior de Évora. De 1988 a 1998 foi Vigário Geral da Diocese. Na Arquidiocese de Évora foi ainda Coordenador Diocesano da Pastoral e Presidente do Cabido da Catedral.
A 7 de Março de 1998 foi nomeado Bispo auxiliar de Lisboa, com o título de Gerpiniana. A ordenação episcopal celebrou-se em Évora, a 31 de Maio de 1998. Desde essa data, o seu trabalho pastoral decorre no Patriarcado de Lisboa onde, além de outras actividades, é Vigário Geral e Moderador da Cúria.
Desde 11 de Abril de 2002 preside à Comissão Episcopal de Acção Social e Caritativa.

D. António Augusto dos Santos Marto
O recém-nomeado Bispo de Viseu nasceu a 5 de Abril de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves. No Seminário da Diocese, Vila Real, fez os estudos humanístico-teológicos, que prosseguiu no Seminário Maior do Porto.
Já em Roma, foi ordenado presbítero a 7 de Novembro de 1971. Aí prosseguiu estudos de especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana (de 1970 a 1977) onde fez a licenciatura e o doutoramento, que concluiu com a tese sobre “Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II”.
Quando regressou a Portugal, nesse ano de 1977, dedicou-se à formação no seminário da Diocese do Porto e, sobretudo, ao ensino superior: foi Prefeito no Seminário Maior do Porto; professor de Teologia do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas-Porto, no Centro de Cultura Católica do Porto, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica (Centro Regional do Porto, nomeadamente) e na Faculdade de Direito da UCP.
Antes da ordenação episcopal, era Director-Adjunto da Faculdade de Teologia da UCP, no Núcleo Regional do Porto, Sócio da Sociedade Científica da UCP e da Associação Europeia de Teólogos Católicos. Colabora nas revistas “Humanística e Teológica”, “Communio” e “Theologica”.
Para além da actividade académica, a pastoral Das suas actividades pastorais, destacam-se: colaborador regular na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e na paróquia do Bom Jesus de Matosinhos. Trabalhou com o Movimento de Estudantes Católicos (MCE) e com a Liga Operária Católica (LOC). Trabalhou também na catequese de adultos , na Diocese do Porto e, em colaboração com D. Manuel Pelino, publicou o livro “Catequese par ao Povo de Deus”, em 2 volumes.
Nomeado para Bispo Auxiliar de Braga, com o título de Bladia, a 10 de Novembro de 2000, a ordenação episcopal celebrou-se na sua Diocese Natal, em Vila Real, a 11 de Fevereiro de 2001, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Desde 2002, assegura a presidência da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.