Conferência Episcopal avança com novos projectos para semanário de actualidade religiosa
2004-04-22 21:05:56

Os Bispos da Igreja Católica em Portugal estão a estudar a possibilidade de dar uma maior dimensão ao semanário de actualidade religiosa que a Agência ECCLESIA publica todas as semanas.

O tema foi apresentado pela Comissão episcopal para as Comunicações Sociais na Assembleia Plenária da CEP que hoje se concluiu em Fátima. O comunicado final do encontro refere que foi apresentada “uma proposta de redimensionar o Boletim da Agência Ecclesia e de intensificar a sua divulgação nas Dioceses”.
Na conferência de imprensa que encerrou os trabalhos, foi o presidente da Conferência Episcopal a revelar que “foi colocada a possibilidade de melhorar e alargar a publicação escrita”. O comunicado final fala da importância do semanário como “meio de divulgação da vida e do pensamento da Igreja”.
D. José Policarpo revelou que, na Assembleia, “começou por se colocar a questão de saber se, num momento em que a Agência Ecclesia está on-line e é o ponto de referência principal da informação religiosa, se justificava um semanário escrito”.
“Na discussão desse tema houve quem dissesse que não e outros que sim, entre os quais eu, porque acho que há uma complementaridade entre a Internet e a escrita”, acrescentou.
Sobre os projectos de futuro, o Cardeal-Patriarca revelou que a Comissão episcopal para as Comunicações Sociais irá elaborar um estudo específico, vincando que “o desejo é melhorar o semanário e dar-lhe uma expansão maior”.
Quase metade dos actuais assinantes do semanário da Agência Ecclesia estão na Diocese de Lisboa, havendo Dioceses em que menos de uma dezena de pessoas assinam a publicação.