Fundação Ajuda à Igreja que Sofre lança campanha de oração por bispo detido na China
2004-04-15 21:01:15

A Fundação apela a todos os católicos para que rezem por D. Jia Zhiguo, bispo da Diocese de Zhengding, no norte da China. O prelado foi detido no passado dia 5 de Abril pelas autoridades chinesas que não divulgaram ainda o motivo da sua detenção.

D. Jia Zhiguo, de 69 anos de idade, passou já 20 anos da sua vida detido. O prelado viveu, aliás, quase sempre em prisão domiciliar desde que em 1980 foi ordenado bispo da chamada “Igreja do Silêncio”, nome atribuído à hierarquia católica chinesa ligada ao Vaticano. D. Jia Zhiguo dava assistência a um orfanato que alberga cerca de uma centena de bebés e crianças deficientes.

Segundo a Fundação Cardeal Kung, o prelado foi detido por elementos da Segurança de Estado que não apresentaram as razões da detenção, referindo apenas “cumprir ordens superiores”. Lembre-se que no início de Março o governo de Pequim prendeu D. Wei Jingyi, libertando-o após pressão diplomática do Vaticano.

Quando foi conhecida a detenção de D. Jia Zhiguo, o Vaticano reagiu imediatamente. “Mais uma vez, um membro da hierarquia católica é privado da liberdade pessoal sem que se forneçam motivos jurídicos. Isto é inadmissível num Estado de direito que declara garantir ‘a liberdade religiosa’ e diz respeitar e preservar os direitos humanos”, declarou aos jornalistas o porta-voz da Santa-Sé, Navarro-Valls.

A República Popular da China integrou recentemente na sua Constituição as noções de protecção e respeito dos direitos humanos, bem como a noção de “liberdade religiosa”. No entanto, neste país, encontram-se ainda encarcerados ou impossibilitados de exercer o seu magistério cerca de 50 bispo e sacerdotes. Cerca de 20 religiosos estão também na prisão ou em campos de trabalho forçado.

Em solidariedade com D. Jia Zhiguo, a Fundação Ajuda À Igreja que Sofre lança este pedido a todos os católicos: “Nestes dias em que revivemos a prisão, a paixão, morte e ressurreição de Jesus, a Ajuda à Igreja que Sofre apela a todos os católicos para uma grande oração pela libertação de D. Jia Zhiguo, símbolo dos cristãos perseguidos. O bispo de Zhengding dava assistência a um orfanato de crianças deficientes. Como Jesus, ama e serve os mais fracos e abandonados. Como Jesus, sendo inocente, foi preso. Jesus sofre na sua paixão. Cristo, ao ressuscitar na Páscoa, quebrou as correntes da morte e do pecado. A Igreja reza para que D. Jia Zhinguo e todos os cristãos encarcerados pela sua fé sejam postos em liberdade”.