paroquias.org
 

Notícias






Páscoa Jovem 2004
2004-04-13 23:16:30

Durante os dias 8, 9 e 10 de Abril decorreu no remodelado Espaço Jovem da Igreja de Cedofeita um evento já com alguma história mas nunca até aqui realizado nestes moldes – a Páscoa Jovem – que mais não pretende do que proporcionar a cada participante uma vivência mais profunda e penetrante do verdadeiro Mistério Pascal.

Organizada pelo Grupo Litúrgico e orientada em particular por dois dos seus elementos (Sara Queirós e Raquel Kritinas) esta actividade teve como tema base a insígnia “Deus vem para todos” sendo a partir daqui que se desenvolveram as várias dinâmicas ao longo dos três dias.
No primeiro dia (Quinta-Feira Santa) foi estabelecido como tema central “A instituição da Eucaristia” que fazia todo o sentido tomando em conta o dia que vivíamos. Assim, após o esclarecimento de alguns pontos prévios, começou-se de imediato a labutar tendo como objectivo a preparação da Ceia Judaica que nos iria preencher a quase totalidade da tarde. Mas valeu a pena… foi sem dúvida o momento mais marcante do dia! Afinal ninguém consegue ficar indiferente ao reviver a Última Ceia do Senhor preparada ao mais ínfimo pormenor desde o cordeiro passando pelo pão ázimo indo até às ervas amargas ou mesmo o castiçal com sete velas. Este ritual foi vivido com muita espiritualidade e constituiu-se também como um excelente tónico para a celebração de Quinta-Feira Santa com toda a comunidade. No final houve ainda tempo para adorar o Santíssimo até perto das duas manhã o que diz bem do empenho e compromisso patenteados por todos.
Sexta-feira foi-nos proposto como sentido do dia a temática da Cruz sendo o dia aproveitado para a preparação da adoração à Cruz que decorreria ao final da noite. No seguimento do tema ecuménico desta actividade dedicámo-nos também a investigar outras religiões procurando no fim vislumbrar pontos comuns com o Cristianismo. Entretanto, e como não podia deixar de ser, participámos na celebração da Paixão de Cristo presidida pelo nosso Rev. Cónego Orlando Mota e Costa ás 18:00.
O último dia desta Páscoa Jovem foi encetado com a apresentação do sentido do dia: Esperar. Grande parte deste dia foi passado fora do Espaço Jovem e em silêncio pois as dinâmicas desenvolvidas assim o exigiam. Começámos no cemitério e acabamos nos Jardins do Palácio culminando este período com uma partilha sobre tudo o que nos invadiu nessa manhã/tarde.
Após a celebração de Sábado Aleluia promovemos um convívio com a comunidade onde o chá e as bolachas acalmaram alguns apetites mais ávidos. Com tudo isto sobrou-nos ainda tempo e forças para uma oração final carregada de simbolismo e partilha de sentimentos como forma de rematar esta actividade.




voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia