Patriarcado de Lisboa inaugurou Site de catequese
2004-04-13 20:26:36

O Departamento da Catequese de Lisboa inaugurou a 11 de Abril, dia de Páscoa, um site totalmente dedicado à catequese. Ao longo de dois anos, dois programadores e uma designer foram dando forma ao projecto.

«Faz-te ao largo» é o nome do site que o Departamento lança nesta Páscoa. Inspirado na palavra de João Paulo II que convidou a Igreja, “no início do novo milénio”, a lançar as redes para a pesca, o site tem como objectivo ajudar os catequistas de Lisboa na sua formação e também dar a conhecer as actividades desenvolvidas na diocese.
No entender dos responsáveis pelo Departamento de Catequese, a nova evangelização, convocada pelo Papa, “passa também pelo uso das novas tecnologias como forma de aproximação dos agentes de pastoral e como meio privilegiado da formação dos catequistas mais jovens”.

Numa diocese com mais de 7500 catequistas e 80 mil crianças, as dificuldades de comunicação e de formação são constantes. O site www.faz-teaolargo.com é uma tentativa de aproximação de todos aqueles que trabalham na obra da evangelização junto das crianças, jovens e adultos.

Para divulgação das actividades do Departamento da Catequese, o site foi construído com uma agenda que informará de cursos, encontros e jornadas ligadas à catequese e à vida pastoral do Patriarcado de Lisboa.
Os documentos da Igreja e dos bispos portugueses têm um lugar privilegiado, tendo como objectivo dar a conhecer a palavra da Igreja em Portugal e no mundo.
“O Dia do Senhor” é um dos pólos de reflexão que o Departamento irá oferecer aos seus visitantes. Semanalmente será publicado um texto de reflexão, com um desenho de suporte que ajudará crianças e catequistas a reflectirem na Liturgia da Palavra do domingo.

A “Voz da Catequese”, revista catequética, estará parcialmente on-line e poderá ser consultada e assinada através da Internet. O serviço de Newsletter será enviado em cada semana com as novidades introduzidas no site.
Coordenado pelo Pe. Edgar Clara, responsável pelo Departamento, o design do site esteve a cargo de Luísa Caldeira e a programação feita por Pedro Duarte.