CURSO BÍBLICO NO CENTRO PASTORAL DE AMARANTE
2004-04-02 06:21:41

De 15 a 19 de Março, decorreu, no Centro Pastoral de Amarante, um Curso Bíblico, orientado pelo Frei Manuel Arantes, dos Padres Capuchinhos. De Segunda a Sexta, das 21h00 às 23h00, em plena Quaresma, tempo privilegiado para a escuta da Palavra, mais de 180 participantes puderam aprender a manusear a Bíblia e a percorrer as suas páginas, como quem lê e relê a sua própria história.

Os participantes eram provenientes das paróquias das duas vigararias de Amarante, a maior parte (mas não todos) catequistas e leigos já com responsabilidades assumidas em diversos ministérios, nas suas paróquias.

O Curso, promovido pela Equipa Vicarial da Catequese, pretendia servir de estímulo à (re) descoberta da Bíblia como livro da vida do Povo de Deus e como verdadeiro manual ou manancial de Oração.

Sendo que a própria Diocese do Porto pretende orientar-se e revigorar-se através de uma animação bíblica de toda a pastoral, estes dias prepararam, de certo modo, a aplicação da «lectio divina» (leitura orante da bíblia) como prioridade pastoral.

Foram dias de aprendizagem, de oração e de partilha, que pretendem continuar em futuros encontros de grupos bíblicos e de «lectio divina». Esta expressão, em língua latina, designa um método simples de leitura da Bíblia, que parte do que diz o texto, para se interrogar sobre o que o Senhor diz a cada um e o que essa Palavra provoca a cada um, na sua oração e na sua vida. Como diz João Paulo II, a «lectio divina» permite ler o texto bíblico como palavra viva que interpela, orienta, plasma a existência» (N.M.I. 39).