Albino Cleto É o Novo Bispo de Coimbra
2001-03-26 13:24:50

Dom Albino Cleto é, desde sábado, o novo bispo da diocese de Coimbra. A transição foi oficialmente anunciada no mesmo dia pelo serviço de imprensa do Vaticano, em comunicado que revela a anuência do Papa João Paulo II ao "pedido de dispensa das responsabilidades próprias de bispo diocesano de Coimbra" apresentado por Dom João Alves. Em 1999, o prelado abandonou também as funções de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, que desempenhou durante seis anos.

Em artigo de opinião publicado na edição de ontem do "Diário de Coimbra", Dom João Alves justifica a sua renúncia ao cargo com o direito canónico. Este "recomenda a cada bispo que, ao perfazer os 75 anos de idade, solicite ao Santo Padre, que preside ao Colégio dos Sucessores dos Apóstolos (...), que o dispense da missão pastoral para que fora nomeado". Ora o bispo cessante celebrou precisamente o seu 75.º aniversário a 13 de Dezembro de 2000 - ano em que foi vítima de uma grave pneumonia - e classifica aquela determinação do Concílio Vaticano II como "acertada", por, nalguns casos, servir "melhor os verdadeiros interesses pastorais das dioceses".

Dom João Alves considera também que Albino Cleto personifica uma sucessão sem "sobressalto", já que, dadas as funções de bispo coadjutor de Coimbra que exercia desde Outubro de 1997, era o candidato natural ao cargo. Mantendo-se como o responsável máximo dos órgãos de comunicação social da Igreja Católica portuguesa, João Alves continuará também a pertencer ao Presbitério de Coimbra e anseia realizar "velhos sonhos" no campo da escrita.

"O pastor certo na hora certa" - é assim que, no título do seu artigo publicado no "Diário de Coimbra", Dom João Alves classifica Albino Cleto. Este nasceu na localidade de São Pedro, concelho de Manteigas, e fez 66 anos de idade no dia 3 deste mês. Após a sua formação sacerdotal no patriarcado de Lisboa, Albino Cleto foi ordenado presbítero em 1959, tendo também no seu currículo uma licenciatura em Românicas que concluiu na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Depois de exercer diversos cargos no presbitério do pratiarcado lisboeta, foi nomeado bispo auxiliar do respectivo cardeal patriarca, Dom António Ribeiro. Antes de se assumir como bispo coadjutor de Coimbra e presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja, foi secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.

Fonte Público