Instituto para apoiar as crianças
2004-04-01 20:52:07

O Instituto de Apoio à Criança é uma instituição privada de solidariedade social, criada em 1983. Ainda não fora, então, assinada a Convenção sobre os Direitos da Criança que passou a ser, a nível mundial, um quadro de referência para a acção em favor da criança, agora encarada como sujeito de direitos, e com efectivo direito de participação.

É uma associação sem fins lucrativos que tem por objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, sendo a criança encarada na sua globalidade, como total sujeito de direitos nas diferentes áreas, quer seja na saúde, educação, segurança social ou nos seus tempos livres.

Com o lema da protecção da criança e cumprimento dos seus direitos, desde então, técnicos de várias áreas profissionais, vêm trabalhando persistentemente, num crescimento tranquilo, mas exigente e publicamente reconhecido. Um grupo cada vez maior de pessoas dá vida a este Projecto cheio de esperança de um mundo melhor, para as nossas crianças, onde a paz, a dignidade, a tolerância, a igualdade e a solidariedade sejam uma realidade mais sentida e realizada no dia-a-dia por todos.
Foi o IAC que, pela primeira vez, duma forma pública e pluridisciplinar, abordou problemas gravíssimos que atingem as nossas crianças ( a criança maltratada e vítima de abuso sexual e o consumo de droga ), assim como a divulgação de experiências de intervenção comunitária e as várias formas de acolhimento às crianças em idade pré-escolar.

A partir de boas práticas, de resultados atingidos numa caminhada feita em conjunto, cada um com os seus saberes, em diferentes áreas profissionais, frutificam-se os bons exemplos, fazer-se tudo para tornar cada vez menos necessário remediar. Porque o que é fundamental, nesta caminhada de mais bem estar e mais dignidade para a Criança, é a prevenção.
E isto porque a criança é um ser indefeso que confia nos adultos. Adultos que nem sempre estão aptos, por incapacidade ou ignorância, de a poder ajudar, ou por falharem na satisfação das condições básicas de sobrevivência, ou por impasses na sua relação com a criança.
A preocupação pela criança está no coração de todas as civilizações. A política e a filosofia de solidariedade são uma exigência do Homem moderno, assim como um dever moral e de justiça de todos nós.

Todos somos moral e socialmente responsáveis pelas nossas crianças. Na rua, em casa, na escola, onde elas estão, a brincar, a crescer e a aprender. E não é apenas o Estado que tem obrigações. Numa sociedade civil, participativa, emprenhada, viva e com alma, todos temos as nossas responsabilidades – família, escola, meios de informação e as diferentes instituições e organizações da comunidade, desde a segurança social, saúde, autarquias e as várias associações recreativas e culturais.
Como disse João Paulo II, o desenvolvimento é o novo nome da Paz. Neste momento conturbado da vida do nosso mundo, esta filosofia, este modo de estar, de ajudar a construir um mundo melhor, deve nortear-nos a todos nós.

O Instituto de Apoio à Criança tem como principais Actividades e Projectos:
Acções de Ligação à Comunidade
Actividade Lúdica
Apoio Jurídico
Centro de Estudos e Documentação para a Infância
Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança
SOS – Criança
Projecto Rua – Em Família para Crescer.

Instituto de Apoio à Criança