paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II escreve sobre os seus anos de Cracóvia
2004-04-01 20:59:43

João Paulo II vai publicar um livro de “memórias e reflexões” sobre o período do seu episcopado em Cracóvia. O anúncio da publicação foi feito hoje, num comunicado divulgado pela Santa Sé.

O livro tem por título "Levantai-vos, vamos" e estará nas bancas a 18 de Maio, dia do 84º aniversário do Papa.
De acordo com o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, este foi um livro escrito em poucos meses, de Março a Agosto de 2003, “com estilo simples e directo, num esforço para tentar chegar ao maior número possível de pessoas”.
A Libreria Vaticana, detentora dos direitos da obra, chegou a um acordo editorial com a Mondadori, a quem confiou os direitos de publicação e difusão da obra, na Itália e no mundo.
O texto original é em polaco, estando previstas traduções para italiano, inglês, francês, espanhol e alemão.
A última obra publicada de João Paulo II foi o “Tríptico Romano”, uma recolha das poesias que ultrapassou o milhão de exemplares em todo o mundo, de acordo com a Libreria Vaticana.
A edição polaca deste verdadeiro best-seller ultrapassou mesmo os 600.000 exemplares. A obra já foi publicada em 20 línguas diferentes.
Navarro-Valls explica que “o Papa escreve durante o dia, nos raros momentos de tempo livre, e escreve de jacto”. O director da Sala de imprensa da Santa Sé diz ainda que, conhecendo João Paulo II, duvida muito que esta seja a sua última obra literária.

CRACÓVIA: 1958-1978
Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote em 1946, tendo completado o curso universitário no Instituto Angelicum de Roma e concluído um doutoramento em Teologia na Universidade Católica de Lublin, onde foi professor de ética.
No dia 23 de Setembro de 1958 foi sagrado Bispo Auxiliar do administrador apostólico de Cracóvia, D. Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do episcopado polaco. Participou no Concílio Vaticano II, onde colaborou activamente, de maneira especial, nas comissões responsáveis na elaboração da Constituição Dogmática Lumen Gentium e a Constituição conciliar Gaudium et Spes. Durante estes anos o então Bispo Wojtyla combinava a produção teológica com um intenso labor apostólico, especialmente com os jovens, com os quais compartilhava tantos momentos de reflexão e oração como espaços de distracção e aventura ao ar livre.
No dia 13 de Janeiro de 1964 faleceu D. Baziak e o Bispo Wojtyla sucedeu-lhe na sede de Cracóvia como titular. Dois anos depois, o Papa Paulo VI converte Cracóvia em Arquidiocese.
Durante este período como Arcebispo, o futuro Papa caracterizou-se pela integração dos leigos nas tarefas pastorais, pela promoção do apostolado juvenil e vocacional, pela construção de templos apesar da forte oposição do regime comunista, pela promoção humana e formação religiosa dos operários e também pelo estímulo ao pensamento e publicações católicas. Representou igualmente a Polónia em cinco sínodos internacionais de Bispos entre 1967 e 1977.
Em Maio de 1967, aos 47 anos, o Arcebispo Wojtyla foi criado Cardeal pelo Papa Paulo VI.
Em 1978 morre o Papa Paulo VI, e é eleito como novo Papa o Cardeal Albino Luciani de 65 anos que tomou o nome de João Paulo I.
O "Papa do Sorriso" falece 33 dias após a sua nomeação e no dia 15 de Outubro de 1978, o Cardeal Karol Wojtyla é eleito como novo Papa, o primeiro não-italiano desde 1522.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia