O Primado de Pedro e os desafios do ecumenismo
2004-02-25 20:40:07

João Paulo II aproveitou a celebração da Festa litúrgica da Cadeira de São Pedro para debater os problemas ecuménicos que derivam da figura do Papa e assinalar a importância do sucessor de Pedro na Igreja.

"O ministério de Pedro consiste num serviço peculiar que o Bispo de Roma é chamado a prestar a todo o povo cristão. É uma missão indispensável que não se apoia em prerrogativas humanas, mas sobre Cristo", vincou.
Esta questão tinha sido avançada pelo Papa na encíclica “Ut unum sint” para ser reflectida em termos ecuménicos: “eu me reconheço chamado, como Bispo de Roma, a exercer este ministério (...). O Espírito Santo nos dê a sua luz, e ilumine todos os pastores e os teólogos das nossas Igrejas, para que possamos procurar, evidentemente juntos, as formas mediante as quais este ministério possa realizar um serviço de amor, reconhecido por uns e por outros”. (n.º 88)
"Rezemos para que a Igreja, na variedade das suas culturas, línguas e tradições esteja unida no crer e no professar da verdade da fé e da moral transmitida pelos apóstolos", disse ontem o Papa, antes da oração do Angelus.
A Cátedra de São Pedro, a que se faz referência no dia 22 de Fevereiro, recorda literalmente o trono ou a sede do Sumo Pontífice e dos Bispos. É colocada permanente na Igreja mãe da diocese, que por este motivo recebe o nome de Catedral.
Na basílica vaticana encontra-se o célebre monumento de bronze realizado por Gian Lorenzo Bernini, no qual em 1666 foi guardada a relíquia da que era considerada a cátedra do apóstolo Pedro.