A Internet na evangelização dos jovens
2004-02-17 19:07:34

João Paulo II pediu à Igreja que utilize a Internet na evangelização dos jovens, considerando que o seu universo cultural está marcado pelas novas tecnologias da comunicação.

A intervenção do Papa teve como pano de fundo a iniciativa dos bispos franceses, denominada www.inxl6.org (a pronúncia em francês recorda a expressão latina in excelsis). Este “portal jovem”, dinâmico, discute questões de actualidade, cultura, religião, com uma secção de notícias dedicada à Igreja Católica.
O portal www.inxl6.org é realizado por sessenta jovens voluntários que se encarregam tanto do desenvolvimento técnico como da redacção. Cerca de 4.000 pessoas utilizam diariamente seus serviços.
O ciclo de visitas “Ad Limina” que os bispos franceses têm efectuado ao Vaticano, desde há algumas semanas, têm permitido ao Papa lançar vários apelos à renovação da Igreja, nesse país e na Europa (ver notícias relacionadas). No caso dos bispos de Bordéuse Poitiers, a temática de fundo foi a acção junto das camadas jovens.
João Paulo II falou no “complexo e difícil contexto” da juventude, marcado pela “cultura do efémero e do imediato, que nem sempre é favorável ao aprofundamento, nem ao amadurecimento interior ou ao discernimento moral”.
Nesse sentido, segundo o Papa, o uso dos novos meios de comunicação tem um interesse que ninguém pode negar.
“A vossa conferência episcopal e numerosas dioceses compreenderam bem o carácter positivo desta mudança, propondo sites na Internet, particularmente dirigidos aos jovens, nos quais é possível informar-se, formar-se e descobrir as diferentes propostas da Igreja”, saudou.
Já esta semana estarão no Vaticano os bispos da província eclesiástica de Paris e da diocese das Forças Armadas. As visitas “ad Limina” do episcopado francês começaram a 28 de Novembro e de 2003 prolongam-se até 28 de Fevereiro próximo.
A expressão “ad Limina” vem do latim “ad Limina apostolorum (ao túmulo dos apóstolos) e designa a visita que cada bispos faz, cada 5 anos, à Santa Sé. No decorrer desta peregrinação, os prelados encontram-se com o Papa e visitam os responsáveis dos dicastérios da Cúria Romana.