paroquias.org
 

Notícias






Você tem uma Mensagem...
2004-02-09 20:47:30

Não, não se tratou da comédia romântica delicodoce hollywoodesca protagonizada por Tom Hanks e Meg Ryan. Nem esteve num desses cinemas pipoqueiros e muito menos chegou a ter o ínfimo período de exibição de um qualquer filme português mais alternativo (se bem que a assistência possa ter sido maior...).

O Movimento JOFRAM (Jovens Franciscanos Maria Ana Mogas) levou a cabo no dia 7 de Fevereiro, no Auditório Paroquial da Igreja de Cedofeita, às 21h30m, o Espectáculo Mensagem, tendo como objectivo o intercâmbio com a nossa Comunidade e a angariação de fundos para apoiar os jovens na Experiência Missionária 2004, a decorrer dos dia 3 a 17 de Abril, na Ilha da Madeira. Depois da azáfama da montagem e dos últimos ensaios, chega finalmente a hora do espectáculo, indo as primeiras palavras para o acolhimento que, a participantes ou não das anteriores Experiências, através de fotografias expostas, fez recordar ou conhecer a alegria de viver em diferentes localidades do nosso país, uns dias em verdadeiro espírito de missão. O espectáculo contou com as participações de representantes de pontos de interacção das Irmãs Franciscanas da Mãe do Divino Pastor (Porto - Cedofeita e Santa Marinha, Pedroso; Oliveira de Azeméis e Santarém - Fazendas de
Almeirim e Paço dos Negros) e do Filipe Pina (carinhosamente apelidado de Pipo...) e do Ricardo Ferreira, estes dois em representação do Coro de Cedofeita, respectivamente os seus organista e maestro, autênticas "pérolas da coroa" da nossa Comunidade.

Os JOFRAM tentaram fazer passar a Mensagem, consistindo o programa de um repertório de música, expressão dramática e poesia, na sua grande maioria de índole litúrgica, demonstrando o carisma e os mandamentos pelos quais estes jovens cristãos se regem. E o programa não ficaria completo se não referríssemos a deliciosa improvisação, com órgão e guitarra, da responsabilidade dos representantes do Coro. A apresentação do espectáculo foi bastante divertida e interactiva e foi através dela que tomámos conhecimento que alguns intérpretes tinham trocado actuações em Lisboa, no Coliseu dos Recreios e na Aula Magna, com a Sara Tavares, pelas palmas e sorrisos do exigente, porém alegre e participativo público de Cedofeita, que merece um menção honrosa não só por ter respondido ao convite endereçado pela JOFRAM, mas também por ter ajudado a dar mais cor e sentido à Mensagem que, em palco, nos queriam fazer passar. O espectáculo foi fechado com chave de ouro com uma sublime interpretação da música "Eu sei...", da Sara Tavares, que emocionou todo o público presente e o arrancou dos lugares, fazendo-o acompanhar com fervor os "reis e as raínhas da soul" em palco. Até houve direito a "encore".

As reacções finais foram um misto de surpresa e orgulho por saber que temos em Cedofeita jovens tão talentosos e com ideais tão nobres como os da JOFRAM.

Depois de arrumada a parafernália audiovisual montada, foi tempo de levarmos a malta de Santarém à Ribeira do Porto para dançar, conviver e comemorar o sucesso deste excelente ensaio para os espectáculos que se realizaram no Auditório de Fazendas de Almeirim, no dia 21 de Fevereiro, e possivelmente em Oliveira de Azeméis e Campanhã, em dias ainda por marcar.



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia