NOTA DE IMPRENSA
2004-02-04 19:55:45

Reuniram-se, em Fátima, representantes de oito Caritas Diocesanas que integram os Serviços Distritais e Municipais de Protecção Civil.
A análise da legislação que define a estrutura actual do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil foi efectuada sob a orientação do Eng. José Manuel Peniche, Coordenador Nacional do Serviço de Socorro. Os participantes transmitiram ainda as suas experiências e dificuldades no desempenho da missão de que estão investidos.

Concluíram que as Caritas Diocesanas deverão:

1. disponibilizar-se para integrar os Serviços Distritais e Municipais de Protecção Civil, motivando as entidades competentes a manterem activas estas estruturas ;
2. proceder ao levantamento dos seus recursos e capacidades;
3. iniciar, logo que possível, a preparação de um Plano de Emergência;
4. aceitar a coordenação da Caritas Portuguesa na execução dos planos de acção;
5. assegurar o contacto permanente e expedido com os seus representantes nos Serviços da Protecção Civil;
6. testar a capacidade de intervenção, promovendo exercícios e simulacros em paróquias e equipamentos da Diocese;
7. promover acções de sensibilização e informação em paróquias, centros e instituições sociais da Igreja em ordem à prevenção de situações de risco e à actuação em emergências;
8. realizar, com o apoio da Caritas Portuguesa, cursos de formação descentralizados, destinados a técnicos/as de serviço social e a psicólogos/as sobre os procedimentos mais adequados em casos de emergência.

Fátima, 31 de Janeiro de 2004

Cáritas Diocesana de Leiria