Exemplo de Santo Agostinho na vida consagrada
2004-02-03 19:21:43

Como a diocese de Leiria – Fátima está a comemorar o Ano Agostiniano, 1650 anos do nascimento de Santo Agostinho, o dia do consagrado, 2 de Fevereiro, nesta diocese colocou em destaque este santo porque “a regra de Santo Agostinho é a mais antiga da história Igreja” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Armindo Janeiro, um dos promotores desta iniciativa.

A Ordem dos Dominicanos têm a regra de Santo Agostinho e até “tivemos um testemunho” de um frade dominicano que “fez o percurso da regra Agostiniana na vida religiosa”.
À sombra de um dos padroeiros desta diocese “procurámos invocar o percurso único de um estilo de vida”. Depois de expulsos do nosso país, no século XIX, os padres Agostinhos voltaram a Portugal na década de 70 (Guarda e Lisboa) e são o testemunho directo do exemplo de vida deste santo. Hoje a história é diferente e surgem novas formas de vida consagrada onde aparecem “os promotores que captam as inspirações do Espírito Santo e as traduzem em projectos de vida” – sublinha.
D. Augusto César, bispo de Portalegre – Castelo Branco, foi um dos intervenientes nesta jornada de reflexão e «provocou» os presentes com “a tensão entre a acção e a contemplação”. Por sua vez, um jovem testemunhou, na vigília de oração do dia anterior, a “caminhada feita na noite” e o “investimento neste momento de escuridão”. Neste caminho nocturno, o jovem “apercebe-se que isto não lhe chegava” porque “Deus chamou-o” – finaliza o Pe. Armindo Janeiro.