Patriarca de Lisboa proclamou o «Ano Santo Vicentino»
2004-01-24 19:42:26

O Cardeal Patriarca de Lisboa proclamou ontem o “Ano Vicentino”, com o objectivo de celebrar os mil e setecentos anos do martírio de São Vicente, no contexto do ano de preparação para o Congresso para a Nova Evangelização e a Missão na Cidade.

“Proclamo um Ano Vicentino, que se inicia hoje e termina de hoje a um ano, que será um verdadeiro «Ano Santo Vicentino». O Santo Padre aceitou o meu pedido de conceder, durante este ano, à Catedral e às Igrejas Paroquiais de São Vicente de Fora, de Vila Franca de Xira e de Alcabideche, que têm São Vicente como Patrono, as graças jubilares, nas condições que serão proclamadas a seguir”, anunciou D. José Policarpo na homilia da celebração eucarística que assinalou a Solenidade Litúrgica, de 22 de Janeiro, em Lisboa.
“É um ano de aprofundamento da nossa fé e da nossa radicalidade cristã, para podermos ser testemunhas autênticas do evangelho”, acrescentou.
O Patriarca lembrou a vida e o martírio de São Vicente, bem como a devoção de que sempre gozou nas comunidades cristãs do que é hoje Portugal, para vincar que “em nenhum outro ponto como no culto a São Vicente, a Igreja e a Cidade cruzam os seus destinos e partilham os seus anseios e projectos”.
“Queremos colocar o Congresso da Nova Evangelização e a próxima Missão na Cidade, sob a protecção de São Vicente. Queremos que a «Missão na Cidade» seja uma manifestação do nosso amor à cidade e a afirmação da perenidade salvífica do sangue dos mártires”, disse ainda D. José Policarpo.