Qual o vale onde ficam os Monges de Cister?
2004-01-26 19:41:21

A diocese da Guarda irá receber os monges de Cister apesar do local para instalar o mosteiro “ainda não estar escolhido”. O prior do Mosteiro do Sobrado, na Galiza, já visitou a “diocese portuguesa e mostrou-se muito cativado e optimista” – disse à Agência ECCLESIA o Con. Eugénio Sério, da diocese da Guarda.

O projecto dos monges de Cister apontava para a ida de “rapazes portugueses para os mosteiros espanhóis e ali beberem o espírito (fazerem o noviciado) e depois voltassem para Portugal”.
Local definitivo ainda não existe mas “temos várias perspectivas”, a cidade da Guarda está fora de questão porque existe aquele aforismo antigo: “os beneditinos gostam dos montes, os cistercienses dos vales, os jesuítas da cidade e os franciscanos das aldeias” – avançou aquele cónego da diocese da Guarda. Apesar de ser a diocese mais alta de Portugal, os vales também existem e refere três hipóteses: “o lado ocidente da Serra da Estrela, a pender para Coimbra; a Cova da Beira ou nos arrabaldes da cidade da Guarda”. Como são monges de Cister a “sua clausura é a quinta” – disse o con. Eugénio Cunha Sério.
Um dado está garantido: “o mosteiro será construído de raiz” porque, actualmente, “há exigências diferentes da Idade Média”. Apesar da diocese ser rica em Mosteiros. E cita o exemplo: “Santa Maria de Aguiar”.