A Paróquia, comunidade de fiéis
2004-01-24 19:40:27

A Universidade Católica Editora acaba de publicar o livro “A Paróquia, comunidade de fiéis”, contendo as conferências das Jornadas de Direito Canónico de Abril 2003, sob a orientação científica do Centro de Estudos de Direito Canónico. A obra foi apresentada ontem, em Lisboa.

As 294 páginas da publicação abordam temas diversos como a história da paróquia, estatuto canónico do Pároco, bens temporais, Centros sociais paroquiais, vocação e missão dos leigos, obrigações e direitos dos fiéis, associações e movimentos, conselhos paroquiais e corresponsabilidade, paróquia e nova evangelização, paróquia e Institutos religiosos
As XI Jornadas de Direito Canónico, que dão agora origem a esta publicação, tiveram lugar de 28 a 30 Abril, em Fátima, subordinadas ao mesmo tema, “A paróquia, comunidade de fiéis.”
O director do Centro de Estudos de Direito Canónico da UCP, Pe. Saturino Gomes, definira essas jornadas como “um diagnóstico da vida paroquial" e "um apelo para o dinamismo da vida paroquial e a participação dos fiéis e diversos movimentos nesta dinâmica".