Concerto dos Magos: Carlos Seixas homenageado em Fátima
2004-01-06 20:40:06

Cerca de mil pessoas assistiram em Fátima, no passado Domingo, dia 4 de Janeiro, no Centro Pastoral Paulo VI, ao Concerto dos Magos promovido pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre em pareceria com o Santuário de Fátima em homenagem ao compositor português Carlos Seixas.

Considerado como o maior compositor português de tecla do período barroco, o concerto de homenagem a Carlos Seixas, dirigido pelo maestro Sérgio Fontão, foi interpretado pelo Coro Voces Caelestes, pela Orquestra Barroca Capela Real e por um quarteto de cantores solistas.

Monsenhor Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima sublinhou, na ocasião, “o elevado profissionalismo” da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, patente “na organização deste concerto” cujas receitas se destinaram à formação dos seminaristas de Angola.

O Concerto dos Magos permitiu evidenciar o talento de Carlos Seixas numa viagem no tempo até ao discurso musical em voga na primeira metade do século XVIII. Do vasto reportório deste compositor foram escolhidos, para este concerto, a Missa em Sol Maior, o salmo “Dixit Dominus” e o responsório de Natal “Verbum Caro”.

No próximo Domingo, dia 10 de Janeiro, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre encerra este ciclo de iniciativas culturais de homenagem ao compositor português Carlos Seixas com um Concerto de Ano Novo, pelas 21 horas, em Lisboa, na Igreja de São Roque, iniciativa conjunta com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre - Paulo Aido

Fonte AIS Notícias