Ortodoxos Celebram Hoje o Natal
2004-01-06 20:36:46

Hoje volta a ser dia 24 de Dezembro. De acordo com o calendário juliano, ainda usado na Rússia e em outros países do Leste europeu - e que tem um desafasamento de 13 dias em relação ao calendário gregoriano, utilizado na Europa Ocidental e no resto do mundo -, hoje volta a ser véspera de Natal.

Para muitos cristãos ortodoxos, e mesmo para alguns católicos de rito oriental, só amanhã se assinala, portanto, o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Com a vaga de imigração que se registou em Portugal nos últimos anos, cresceu significativamente o número de ortodoxos a residir no país - só ucranianos legalizados são, actualmente, cerca de 60 mil (embora nem todos sejam ortodoxos). Além dos ucranianos, a maior comunidade imigrante de Leste, há ainda russos, arménios, georgianos, romenos, búlgaros e pessoas de várias outras nacionalidades.

Esta nova realidade faz com que aumente também o número de lugares com celebrações de liturgia ortodoxa. É o que acontecerá nos próximos dias, em locais tão diversos como Lisboa, Porto, Aveiro ou Portimão. Hoje à noite, por exemplo, as comunidades ligadas à Igreja Ortodoxa em Portugal (IOP) celebram as vigílias de Natal em Aveiro (Capela de Santiago, 21h00), Mercês, Sintra (R. Prof. Agostinho da Silva, Bloco C - nº 12) e Portimão (Casa Castaldo, Sesmarias de Baixo), ambas às 20h30.

Em Lisboa, haverá ainda várias celebrações ligadas aos ortodoxos em relação directa com os patriarcados de Moscovo, Constantinopla, Grécia e Bulgária. Logo à noite, no Convento dos Cardaes, em Lisboa, juntam-se dois padres ortodoxos ligados ao patriarcado de Moscovo (um russo e um moldovo) e um terceiro, português, ligado ao patriarcado grego, para uma celebração conjunta da vigília de Natal, que se deverá prolongar noite dentro.

Os ortodoxos gregos, esclarece o padre Alexandre Bonito, terão ainda uma celebração no próximo domingo, aproveitando a presença em Portugal do metropolita para a Península Ibérica e tendo em conta que hoje e amanhã são dias de trabalho normais e muitos dos imigrantes não se podem deslocar facilmente.

Também os católicos de rito oriental terão as suas celebrações natalícias durante estes dias. O padre Bonifácio Zaluski, capelão dos católicos ucranianos, diz que hoje será celebrada uma ceia de Natal no antigo Hospital de Arroios, em Lisboa, enquanto no próximo domingo - de novo para permitir uma maior participação - haverá uma missa de Natal na Igreja de São Domingos, às 18h30. Nesta celebração, onde o padre Bonifácio espera cerca de 300 pessoas, também deverá haver ortodoxos: "Acolhemos todos, não fazemos discriminação."

Fonte Público