paroquias.org
 

Notícias






Programa de Natal do Papa Foi Aligeirado
2003-12-24 08:33:30

Como manda a tradição, João Paulo II celebra hoje a a Missa do Galo, mas o seu programa do dia de Natal foi aligeirado devido ao seu débil estado de saúde, informa a AFP.

O seu médico, Renato Buzzonetti recomendou a limitação das actividades do Papa de 83 anos, depois das exigentes cerimónias religiosas organizadas por altura do 25º aniversário do seu pontificado, a 16 de Outubro. João Paulo II intervirá apenas para ler a mensagem de paz e fazer a benção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo) a partir dos seus aposentos centrais no Vaticano, mas a cerimónia do dia de Natal será levada a cabo pelo cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado do Vaticano.

O Papa falará sentado. Para lhe facilitar as tarefas foi criada uma cadeira especial que pode ser subida até ao nível do altar. Foram também feitos cálices mais leves, em titânio.

Várias intervenções foram também suprimidas no programa de fim de ano: João Paulo II dará a sua benção aos fiéis a 28 de Dezembro, como acontece tradicionalmente todos os domingos, mas a sua audiência geral anual de 31 de Dezembro foi anulada. Por outro lado, o Papa presidirá nesse dia à tradicional cerimónia de agradecimento a Deus pelo fim do ano de 2003, na basílica de São Pedro. O Papa celebrará a missa do primeiro de Janeiro, por ocasião do Dia Mundial da Paz, mas foi obrigado a renunciar às outras duas cerimónias tradicionais do mês de Janeiro: a consagração dos novos bispos e o baptismo dos recém-nascidos.

O primaz da Bélgica, o cardeal Godfried Danneels, criticou , entretanto, de forma severa, "os 'media' que passam a impressão que o Papa já não está à altura das suas funções", numa entrevista publicada no semanário "Famiglia Cristiana". "João Paulo II está fragilizado, mas mantém a sua lucidez. Basta ouvir o que ele diz às quartas-feiras, por ocasião da audiência geral: trata-se de textos que ele escreve pessoalmente e não há nenhuma diferença de qualidade em relação àquilo que ele escrevia no passado", defendeu.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia