Perseguição à Igreja Católica chega à Internet
2003-12-21 09:33:45

A organização “Repórteres sem fronteiras” (RSF) pediu ao primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que libertasse o dissidente Zhang Shengqi, preso por ter difundido, através da Internet, artigos em favor da Igreja Católica, como fora noticiado pela Agência ECCLESIA.

“O caso de Zhang é o primeiro episódio de um internauta preso por se expressar a favor da Igreja Católica «clandestina», cujas atividades são proibida na China”, explicou o Secretário-geral da RSF, Robert Menard, denunciando o uso abusivo do conceito de “segredo de Estado” utilizado regularmente pelas autoridades de Pequim para justificar prisões arbitrárias.
“Esperamos que, como aconteceu nos casos dos dissidentes Lui Di e Ouyang Yi, também neste caso, a justiça reconheça que a prisão de Zhang Shengqi é injustificada”, acrescentou a RSF num comunicado divulgado pela Radio Vaticano.