Paróquias recebem apoio para crescerem
2001-03-12 21:52:58

O Centro Social Paroquial de São Miguel de Queijas, no concelho de Oeiras, está a desenvolver obras de remodelação e ampliação dos seus equipamentos, para melhor poder servir a população, maioritariamente constituída por idosos.

Do conjunto de intervenções planeadas faz parte a ampliação do lar para mais 20 camas, a construção de um salão polivalente, de cinco salas de reuniões (onde decorrerão também as aulas de catequese) e de um novo refeitório, que permitirá servir cerca de 150 refeições simultaneamente.
Está prevista também a criação de uma lavandaria-engomadoria-rouparia, instalações sanitárias de apoio às actividades desenvolvidas ao ar livre e uma esplanada ajardinada para espaço de convívio.
As obras estão orçadas em mais de 87 mil contos e vão ser comparticipadas pela Câmara Municipal de Oeiras, que esta semana assinou um contrato-programa com o referido Centro Paroquial. O valor da ajuda é de 27600 contos.
De acordo com o documento, aquela instituição compromete-se a dar prioridade à admissão de munícipes que apresentem mais reduzidos recursos financeiros e a facultar, temporariamente, camas para desalojados, sempre que necessário e se tiver capacidade.

Nova igreja
Igualmente esta semana, a Câmara de Oeiras assinou um outro contrato-programa, desta vez com a paróquia de Cristo-Rei de Algés/Miraflores, no âmbito do qual se compromete a ceder uma parcela de terreno na Quinta de Santo António para a edificação de uma nova igreja e do respectivo Centro Paroquial.
O município irá comparticipar financeiramente o projecto com 100 mil contos, dada "a dimensão do empreendimento e a relevância das funções, de carácter religioso, cultural e formativo que o mesmo representará para a comunidade".
No âmbito deste contrato-programa, a paróquia compromete-se a construir também um parque de estacionamento público que sirva o complexo e nas condições definidas pelo município.

Fonte JN