BISPO DO PORTO DESMENTE TÍTULO DO EXPRESSO
2003-12-18 23:06:44

O bispo do Porto desmentiu ontem o título da entrevista do semanário ‘Expresso’ do passado sábado, assegurando que nunca defendeu a despenalização do aborto. D. Armindo Lopes Coelho disse estar em “plena comunhão e sintonia” com a Igreja e com a sua doutrina.

Num comunicado enviado à Comunicação Social, o bispo acusa o jornal de ter deturpado as informações que fez. “De facto, no texto em causa verifica-se uma certa composição que não respeita sequer a sequência do diálogo havido e sobretudo começa-se por um título que provocou as mais diversas e contraditórias reacções”, lê-se no documento.

“Aborto não devia ser penalizado”. É este o título a que se refere D. Armindo Lopes Coelho, garantindo que não corresponde ao que afirmou durante a entrevista. “Comecei por dizer categórica e inequivocamente que sou contra o aborto, porquanto a pessoa humana tem direito à vida desde a sua concepção até à morte natural”, explicou.

Sobre a despenalização do aborto, o bispo do Porto garantiu ter apenas afirmado que, por causa dessa penalização há muitos abortos clandestinos e que, em sua opinião, “continuará a haver abortos clandestinos mesmo com uma eventual despenalização”. “Nada tenho que opor ao regulamento jurídico vigente nem ao comportamento dos profissionais da justiça, mas confesso (e confessei) que não gostaria de ser juiz para aplicar tais penalidades”, acrescenta o bispo. D. Armindo Lopes Coelho disse sentir-se “em plena comunhão com a Igreja” e a sua doutrina.

O CM contactou a direcção do ‘Expresso’, mas até ao final da edição não foi possível obter qualquer comentário.

Fonte CM