O que pode conduzir à alegria
2003-12-19 22:59:06

A cidade de Hamburgo, com o seu enorme porto e as suas inúmeras pontes, simboliza bem uma abertura ao mundo e a oportunidade de ligações, de comunicação.
É o que descobrem, desde há vários meses, os que preparam localmente o Encontro Europeu. No centro dessa preparação, os irmãos presentes em Hamburgo acolhem, para uma oração diária, numa igreja em pleno centro da cidade.

As visitas realizam-se em toda a região, às vezes com uma hora de trajecto no meio dessa região plano, agora com postes eólicos a dançar ao vento ao longo do caminho, a fim de encontrar essas comunidades que são parte das trezentas paróquias que acolherão os jovens!

O local onde se faz a coordenação da preparação do Encontro é simbólico: rodeado por um enorme estaleiro onde se cavam as fundações de novas construções, mesmo ao pé da torre Hertz (a torre da televisão de Hamburgo, símbolo da comunicação), em face dos pavilhões onde todos se reunirão para as orações, ao lado de uma prisão e também do parque botânico cheio de todas as espécies de flores, de jactos de água e de jogos para crianças. Fazer coabitar estas diferentes áreas, criar pontes entre todos, ultrapassar as separações, será uma das tarefas do Encontro Europeu, tanto na vida de cada um como entre as pessoas.

Os que preparam o Encontro nas paróquias alegram-se com o apoio muito visível que chega dos responsáveis das igrejas. Os bispos luteranos e católicos escreveram em conjunto uma carta que lembra que os jovens vão fazer, graças ao acolhimento, «a experiência da força viva da fé cristã. Dão assim um sinal de esperança e de encorajamento num mundo onde muitos procuram um sentido que lhes possa dar alento. Celebram em conjunto uma festa da fé e posicionam-se na perspectiva de Deus face às questões cruciais do futuro humano. Procuram enfim viver no seu dia a dia pequenos passos de justiça e de paz.»

Numa carta pastoral, o bispo católico de Hamburgo sublinha outro aspecto do Encontro: «‘Deixa a tua tristeza, deixa que Deus te conduza à alegria’. O irmão Roger cita estas palavras da Bíblia na sua carta ‘Deus só pode amar’. O Encontro de Taizé pode conduzir a essa alegria. Encontrar jovens do mundo inteiro que caminham numa peregrinação de confiança em direcção a Hamburgo pode levar à alegria. Escutar em conjunto e responder à palavra de Deus pode levar à alegria. A experiência de que perante Deus estamos unidos, para além das fronteiras que ainda nos separam, pode levar à alegria.»