paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II insiste na referência ao cristianismo na Constituição Europeia
2003-12-11 22:56:16

João Paulo II lançou hoje um novo apelo em favor da inscrição, no Preâmbulo da Constituição da UE, dos valores cristãos. O pedido surge apenas horas antes da cimeira de Bruxelas que reúne amanhã e depois os chefes de Estado e de Governo dos 25 países da UE alargada.

“É indispensável que a Europa de hoje salvaguarde o seu património de valores e reconheça que o cristianismo foi, acima de todas, a força capaz de os promover, conciliar e consolidar”, declarou.
O Papa presidiu nesta tarde a uma Missa na Basílica de São Pedro que juntou milhares de estudantes das universidades eclesiásticas romanas e outras universidades católicas da Europa, conforme o próprio anunciara no Angelus do passado Domingo.
“As estruturas sociais políticas e económicas revestem-se de grande importância para a unidade da Europa, mas não devem ser descurados, de forma alguma, os aspectos humanistas e espirituais”, assegurou João Paulo II.
Os líderes europeus preparam-se para dois dias de trabalho muito difíceis, em que são confrontados com a tarefa chave de adoptar a primeira Constituição Europeia de sempre. Entre os temas que permanecem em aberto está, como é público, a referência às raízes cristãs do Velho Continente.
Os episcopados católicos europeus foram informados recentemente que Portugal, Espanha, Eslováquia, Irlanda, Lituânia, Malta e Polónia propuseram formalmente uma inscrição do cristianismo na Constituição, posição que seria apoiada por Itália, Hungria, Holanda e República Checa. A principal oposição a esta intenção vem da França e da Bélgica.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia