Igreja recenseia católicos na missa
2001-03-10 20:39:44

A participação dos católicos portugueses nas missas dominicais vai ser contabilizada no próximo fim-de-semana e a Igreja Católica admite que a tendência decrescente verificada desde 1977 poderá confirmar-se, apesar da influência do ano jubilar que findou.

De acordo com o secretariado geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), as presenças serão contadas "em todos os lugares de culto (igrejas e capelas, incluindo particulares ou de ordens religiosas) nas missas dominicais de 11 de Março e nas missas antecipadas de sábado 10 de Março". A cada pessoa será entregue uma ficha a preencher com "rasgões" nas casas certas (ver ilustração).

Terceiro recenseamento
Este será o terceiro recenseamento no género, a realizar nas 20 dioceses do país. Os anteriores foram efectuados em 1977 e em 1991, revelando uma descida na frequência da celebração dominical de 29% (2.434.000 pessoas) para 26% (2.254.000) da população portuguesa, apesar de o número de missas ter aumentado de 11.641 para 11.949 e os locais de culto de 7781 para 8090.
A ideia é conhecer o perfil dos fiéis para poder orientar a acção pastoral dos próximos anos, embora a CEP tenha sempre presente que a participação na celebração eucarística "não exprime tudo, porque a vida cristã tem outras dimensões".

Fonte JN