paroquias.org
 

Notícias






Um novo olhar sobre o Natal nos centros urbanos
2003-12-04 21:30:25

Os lisboetas já se habituaram a encontrar, por alturas de Dezembro, uma escultura monumental de um Presépio, da autoria da Clara Menéres. Este ano, em virtude das obras na Alameda D. Afonso Henriques, o símbolo de Natal viajou até ao coração da cidade e implantou-se no Terreiro do Paço.

Sofia Guedes, da Comissão Organizadora do “Presépio na Cidade” (http://www.presepio-na-cidade.org), confessa à Agência ECCLESIA que as dificuldades respeitantes a esta mudança “não nos fazem medo, antes pelo contrário, transformaremos uma dificuldade numa oportunidade e o projecto Presépio na Cidade vai lançar-se numa nova aventura: ‘a missão na Cidade’.”
A nova localização oferece, de facto, um maior número de pessoas com quem contactar directamente e possibilita que o grande símbolo do projecto – um espaço na rua com a respectiva tenda – se aproxime dos sem-abrigo, dos lares e instituições de idosos e dos comerciantes da Baixa que a organização está a procurar envolver “através de donativos, cabazes de Natal, etc.” Como em anos anteriores, as missões chegam também aos lugares onde se encontra tanta gente que não pode sair à rua: os Hospitais e as Prisões continuarão a merecer uma especial atenção por parte deste projecto.
Agora, e até dia 23 de Dezembro, os lisboetas têm ao seu dispor uma “tenda” com atelliers de construção de presépios para serem distribuídos na Cidade, informações, espaços para o acolhimento, o encontro e a oração. Nas ruas, coros e teatros com encenações próprias da época e mensagens evangélicas, procurarão interpelar quem assiste.

UM TESTE PARA 2005
A cidade de Lisboa vai receber em 2005 a missão do Congresso Internacional para a Nova Evangelização. O “Presépio na Cidade” procura responder ao desafio e organiza de 16 a 23 de Dezembro uma missão nas ruas de Lisboa, sob o lema “Vamos a Belém... ver o que aconteceu!”
“Como este é o primeiro ano em que nos lançamos nesta aventura, decidimos com o Patriarcado de Lisboa e com a Câmara Municipal de Lisboa, concentrar todos os nossos esforços e tempo na zona da Baixa/Chiado”, explica Sofia Guedes.
O objectivo inicial é convidar as pessoas a entrar nas Igrejas, ir ao encontro de quem passa às portas, mas não as cruza, “sem medo e num clima de grande acolhimento.”
“O que propomos a todos os cristãos que queiram participar nestas missões, é simplesmente, olhar, sorrir, conversar, convidar e rezar com aqueles com quem se cruzarem. Isto exige um encontro pessoal, que nem sempre parece fácil, mas esse é o desafio”, acrescenta.
Uma das actividades fundamentais desta semana é o “Anúncio de Jesus Cristo”, dinamizada pela Comunidade Emanuel, em que os católicos vão para a rua anunciar o Evangelho no coração da cidade. Para o Pe. Paulo Araújo, “todas estas actividades giram em volta do anúncio de Jesus, gerando novas estratégias”.
Este sacerdote mostra-se plenamente convicto de que a Semana da Missão vai criar estruturas e dinâmicas para 2005. “Esta ocasião pretende mobilizar as pessoas para a missão e aproveitar uma altura em que as pessoas estão mais sensíveis para o anúncio do menino que nasce”.
O desafio é maior por se tratar de uma forma nova de fazer passar a mensagem, explica o nosso entrevistado: “não se trata só de dinâmicas, a formação que vamos dar aos missionários vinca que a Nova Evangelização não é um conjunto de técnicas, mas um espírito”.
Nesse sentido, destaca que é importante “não assustar as pessoas, levando-as a confundir-nos com alguma seita”, criando um espaço de diálogo através de forma apelativas “como o teatro, a mímica ou a música”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia