paroquias.org
 

Notícias






Combater a visão contemporânea da sexualidade
2003-12-04 20:27:53

Uma iniciativa que se debruçou “sobre questões ligadas à vida e à valorização desta” - disse à Agência ECCLESIA Ramos Ascensão sobre o congresso «A linguagem corporal do amor numa visão integral do homem», realizado nos dias 28 e 29 de Novembro, em Lisboa. Os mais 500 participantes concluíram que a contracepção é “o primeiro momento em que se desvinculam as duas funções – a unitiva e procriativa – do sexo”. No fundo foi a “primeira agressão à sexualidade humana”. Com esta «revolução sexual» verificou-se uma separação daquilo que a natureza mantinha ligado: “sexo, amor, matrimónio e filhos (família)” – frisa Ramos Ascensão, Presidente da Associação Mais Família, uma das dez entidades organizadores deste congresso. Uma situação que leva a uma “vivência de sexo sem amor, amor sem filhos e filhos sem sexo (caso da clonagem)”.

Durante os dois dias, os participantes reflectiram sobre “A Teologia do Corpo: um novo contexto para entender a vida humana”; “Como viver uma autêntica espiritualidade matrimonial”; “A vida humana e o Evangelho da vida” e “O Evangelho do corpo e a Nova Evangelização”. Palestras que concluíram que a “situação actual é individual e extremamente negativa” onde as pessoas “vivem uma sexualidade que não corresponde aos anseios últimos das pessoas”. Do ponto de vista social, os resultados estão à vista: “uma grande taxa de divórcios e uma taxa de nupcialidade cada vez menor” – disse Ramos Ascensão.
A proposta de João Paulo II vai na linha de “nós entendermos a sexualidade humana como forma integrada e não fragmentada”. Um combate à “redução da sexualidade como genitalidade”. O homem realiza-se através da “expressão do amor conjugal” e este, é de certa forma uma analogia, “do amor Trinitário”.
As acções formativas nesta área são um bom tónico para alterar o rumo da visão contemporânea da sexualidade. “Formam as consciências e combatem os valores hedonistas” – sublinha o presidente da Associação Mais Família. E adianta: “educação e conversão” apesar “do mundo estar surdo para esta mensagem”.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia