paroquias.org
 

Notícias






Preparar o Natal
2003-11-27 22:46:21

O próximo Domingo marcará o início do tempo do Advento, um dos denominados “tempos fortes” do ano litúrgico que acentua, diacronicamente, um momento particular do Mistério de Cristo.

A “feliz expectativa” do Advento assinala de forma clara que o tempo da festa não chegou; aliás, no início do Cristianismo a palavra “adventum” (parusia, em grego) utilizava-se para denominar não a primeira vinda de Jesus, mas a sua vinda definitiva no fim dos tempos, como Senhor do Universo.
Quem participar nas celebrações dos primeiros três Domingos do Advento notará que esta perspectiva “escatológica” continua a dominar, com destaque para os profetas e para João Baptista. No entanto, a partir do dia 17 de Dezembro, a preparação do Natal fixa-se nos antecedentes próximos do nascimento de Jesus e na figura da Virgem Maria, com as célebres antífonas do “Ó” na Liturgia das Horas ou as tradicionais “missas do Parto” na ilha Madeira.
A partir do séc. VI tornou-se normal preparar o Natal desta maneira, mas o actual contexto cultural, económico e social provoca um impacto com fenómenos a que o tempo litúrgico não estava habituado. De facto, quando chegar o próximo dia 30 de Novembro, o Natal já há muito que começou nas ruas e montras decoradas, nos catálogos de compras, nos anúncio televisivos.
Se, como dizem os especialistas, o Natal faz parte de um conjunto de momentos salvíficos que a Igreja celebra ritualmente centrada em Cristo, o desafio das 4 semanas que o preparam directamente é retomar essa centralidade. O Advento quer oferecer aos fiéis e à sociedade uma oportunidade para reflectir sobre as riquezas de uma dimensão da vida de Cristo, a sua Encarnação, como momento fundamental na História da Salvação.
Tanto mais importante é este tempo de preparação litúrgica quanto mais gente está tão preocupada em preparar o Natal que não lhe dá atenção. O “tempo da esperança” pode então ser um grande testemunho cristão para o actual momento da sociedade: tempo de morte, de terror, de prescindir de direitos em nome da segurança.
O Advento de 2003 é uma oportunidade única para lembrar todos os homens que o Natal acontece mesmo quando eles não querem.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia