paroquias.org
 

Notícias






UCP avança para construção de um hospital universitário
2003-11-27 22:32:05

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) e o Grupo José de Mello - Saúde assinaram ontem um acordo de parceria com vista à construção de um hospital universitário na zona ocidental de Lisboa.

Um investimento que, a concretizar-se, rondará os 120 milhões de Euros. O projecto foi entregue em Fevereiro e as reacções foram positivas, anunciaram ontem o reitor, Manuel Braga da Cruz, e o presidente do grupo Mello, Salvador Mello, numa conferência de imprensa, em Lisboa.
"As reacções que encontrámos da parte do primeiro-ministro e dos ministros da Saúde e da Ciência e do Ensino Superior foram de acolhimento, de querer estudar a proposta com todo o interesse. Não houve uma recusa. O que nos foi dito é que o projecto preenche algumas das necessidades que o Governo sente existir nessas áreas", declarou Braga da Cruz.
“Foi-nos dito que se trata de um projecto que resolveria alguns dos problemas existentes na área da Saúde em Portugal», acrescentou.
Há mais de uma década que a Católica almeja por uma faculdade de ciências da saúde. A última vez que a universidade abandonou o sonho foi 1995, lembra o reitor. Para a universidade é importante marcar pontos numa área como a da saúde e da vida.
«Há um sonho antigo de nos dedicarmos também a estas áreas, porque temos a consciência de que é neste campo da Saúde e das ciências da vida que se vão jogar as grandes questões humanas», reconheceu Manuel Braga da Cruz.
Dotar o nosso País de uma «instituição de excelência» no domínio do ensino e da investigação da medicina, bem como ao nível da prestação de cuidados de Saúde é o grande objectivo deste projecto conjunto que visa «ajudar a colmatar a falta de profissionais no sector», salientou Salvador de Mello, presidente do Grupo José de Mello - Saúde.
Embora os parceiros não levantem ainda o véu sobre a dimensão do hospital, prevêem que será maior do que o estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) para a área de Sintra, que teria 200 camas. "O Governo terá que reequacionar", considera Salvador Mello. "Um hospital universitário precisa de ter muitos doentes e muitas doenças. Quanto mais ampla e mais vasta for a casuística, mais se pode ensinar", justifica Braga da Cruz.
Católica e grupo Mello querem construir um hospital de "referência" onde sejam oferecidos "cuidados totais". "Falta uma grande unidade que seja de referência e vantajosa para as populações", defende o reitor da UCP.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia