paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II e o Direito
2003-11-30 16:31:21

Um conjunto de textos inéditos de vários juristas portugueses foi reunido no livro "João Paulo II e o Direito", organizado por António Pedro Barbas Homem, Eduardo Vera-Cruz Pinto, Gonçalo Portocarrero e Paulo Teixeira Pinto.

A obra, que tem chancela da Principia, foi ontem apresentada por António Sousa Franco, na sala de audiências da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
O antigo ministro das Finanças assegurou na ocasião que sem este Papa, a globalização teria tido outro rumo, menos atenta às questões da paz e da solidariedade.
“João Paulo II recoloca a problemática da paz e da justiça, tem apelado à regulação da sociedade global e à reformulação das organizações internacionais da sociedade global, meios imprescindíveis para prosseguir o bem comum”, referiu.
O actual Papa foi considerado por Sousa Franco um homem atento às questões da Justiça, do Direito Internacional e preocupado com o desenvolvimento dos povos.
Publicada no âmbito da comemoração dos 25 anos da eleição para Papa de Karol Wojtyla, a obra “João Paulo II e o Direito” atesta a relevância deste Pontificado, assim como a importância do magistério de João Paulo II e do seu testemunho espiritual. Os direitos autorais da venda do livro, sem fins lucrativos, revertem para a Ajuda de Berço.
Dos temas abordados neste livro, constam os direitos do homem, a liberdade, a verdade, a condição da mulher, os direitos da família, a crise de valores e a reconversão do mundo, a estratégia para a paz, a relação entre a Igreja e o Estado, o compromisso cristão na democracia ou a relação entre a Europa e o Cristianismo.
«João Paulo II e o medo de ser católico», de António Pedro Barbas Homem, «A moral e o céu», de António Pinto Leite, «A Santa Sé e a estratégia internacional para a paz – a mediação pontifícia no conflito sobre o estreito de Beagle», de Aura Miguel, «A democracia e o empenhamento dos cristãos», de Jorge Miranda, «O beijo de Deus», de Maria de Fátima Mata-Mouros e «A dignidade da mulher no pontificado de João Paulo II», de Maria José Nogueira Pinto são alguns dos textos que compõem a obra comemorativa.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia