Duas novas paróquias na diocese de Setúbal
2003-11-27 22:25:00

Os membros do Conselho Presbiteral da diocese de Setúbal estiveram reunidos com D. Gilberto Canavarro Reis, bispo de Setúbal, dia 18 de Novembro, e reflectiram sobre os estatutos do Conselho Pastoral Diocesano “que já não existe há muitos anos” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. José Lobato, membro do Conselho Presbiteral.

Para além deste ponto de agenda, o Pe. José Lobato referiu também que o Conselho Presbiteral propôs “o aumento da remuneração mensal do clero de 630 para 650 Euros”.
O sacramento da Reconciliação e os “problemas subjacentes ao abandono da prática deste sacramento, nomeadamente a falta de consciência do pecado” foi outro ponto de reflexão. Se as pessoas “não se sentem amadas por Deus não têm a noção que estão a ser infiéis” – sublinhou o Pe. José Lobato.
No Conselho Presbiteral foi dado o “parecer favorável há criação de duas paróquias na vigararia do Montijo: Atalaia - Alto Estanqueiro e Afonsoeiro” e decidiu-se também que metade da renúncia quaresmal do próximo ano será para “um projecto em África” e o restante ficará na diocese e Setúbal “para ajudar os mais pobres” – finalizou.