paroquias.org
 

Notícias






Assembleia dos Bispos chega ao fim com novidades
2003-11-13 23:05:17

A assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que hoje chegou ao fim em Fátima aprovou a publicação de Nota Pastoral “O Desporto ao serviço da construção da pessoa e do encontro dos povos”, por ocasião do Euro-2004.

Os Bispos portugueses pedem a atletas, dirigentes, jornalistas e adeptos em geral que descubram no futebol “um divertimento sadio, uma forma de lazer, uma expressão de arte e de beleza, uma festa de encontro e de união, para além de todas as barreiras de raça, de língua, de cultura ou de cor clubística”.
A Assembleia da CEP, reunida de 10 a 13 de Novembro, debateu e deu parecer favorável a dois projectos de “documentos programáticos”, sobre a Família e sobre a Pastoral das Vocações. Estes documentos continuarão a ser trabalhados até uma futura publicação. A recente celebração dos 150 anos da morte de Frederico Ozanam, fundador principal das Conferências de São Vicente de Paulo deu origem a uma outra Nota da CEP, sobre esta figura.
Outra novidade surgida nesta reunião foi a criação do “Serviço Nacional de Pastoral do Ensino Superior”, destinado a promover e coordenar a presença da Igreja no meio universitário e no ensino superior em geral.
Os Bispos portugueses foram informados, nestes dias, da conclusão dos trabalhos de tradução dos novos textos do Missal Romano, da criação de uma página da Comissão Episcopal da Cultura no “site” da Agência ECCLESIA e da publicação do primeiro número do Observatório da Cultura.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia