paroquias.org
 

Notícias






Vaticano ainda tem dúvidas sobre os transgénicos
2003-11-12 20:45:18

Chegou ontem ao fim o Seminário de Estudos promovido no Vaticano pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz sobre os OGM (organismos geneticamente modificados) com os responsáveis católicos a darem mostras de muitas cautelas nesta área.

“O campo dos OGM (organismos geneticamente modificados) não deve ser abandonado, ainda que necessite de muita atenção. É preciso continuar a trabalhar” disse o Cardeal Renato Martino, na conclusão do encontro.
O presidente do Conselho Pontifício esteve com os jornalistas e mostrou-se convicto de que os OGM poderiam ajudar a alimentar as populações famintas, mas não resolve o seu problema fundamental. “O problema resolve-se dando aos países pobres a possibilidade de construir o próprio futuro, de desenvolver a sua agricultura e, eventualmente, de utilizar os OGM se assim o decidirem”, assegurou o Cardeal.
De momento não se contempla a possibilidade de um eventual documento do Conselho Pontifício Justiça e Paz sobre o tema. O encontro foi definido como “um primeiro tempo de estudo”, mas o Cardeal Martino reafirmou a disponibilidade do Vaticano para oferecer “a sua própria contribuição, iluminar as consciências, a fim de que as biotecnologias vegetais sejam uma oportunidade para todos e não uma ameaça”.
O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, também se manifestou sobre o tema para desejar um consenso próximo. “Espero que nos próximos meses se possa chegar a um acordo sobre o caminho a seguir”, referiu na inauguração do ano académico do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia