Cardeal Patriarca sai em defesa do celibato na Igreja
2003-11-11 21:17:42

O Cardeal Patriarca de Lisboa saiu ontem em defesa do celibato na primeira carta que escreveu para os “Diálogos sobre a fé” publicados pelo DN. Para D. José Policarpo, “está em questão a vida de centenas de milhares de homens e mulheres que, no mundo de hoje, acreditaram na utopia de uma outra vivência da sexualidade e da ternura, e que são na sociedade, sobretudo junto dos mais fracos, os pobres e os doentes, expressão de bondade, de serviço, de gratuidade, de amor”.

A carta de resposta a Eduardo Prado Coelho mostrou mesmo um tom crispado quando o Patriarca pede que este “não chame hipócrita a quem não desiste, apesar da sua fragilidade” e que não fale do celibato nesses termos. No escrito fica ainda a promessa de “tratamento mais aprofundado, noutra carta.”
A carta do Patriarca dá um grande valor ao diálogo entre todos os homens, “dimensão importante na formação da minha geração de jovens católicos, que vivemos apaixonadamente o Concílio Vaticano II” e assegura que “sempre acreditei que os homens se podem entender”.
“Hoje, num momento em que o mundo está à beira de um conflito de civilizações, o diálogo inter-cultural e inter-religioso, continua a aparecer-me como a única saída digna do homem”, realça D. José Policarpo.
O Cardeal destaca ainda a capacidade da fé cristã em abrir-se ao outro e lamenta que capacidade de crente gere uma maior abertura ao diálogo do que aquela que D. José diz encontrar nos seus possíveis interlocutores, ateus, descrentes, crentes de outras religiões.
Falando sobre a relação entre racionalidade e fé, D. José Policarpo vinca que “Deus, na nossa vida, não é uma conclusão, é um acontecimento, que adquire, frequentemente, a radicalidade do inesperado. Jesus, no Evangelho, compara esse acontecimento surpreendente ao inopinado de um ladrão que assalta a casa”.
“Encetar a caminhada da fé é iniciar um caminho de mudança de vida. Mas essa é uma longa caminhada”, acrescenta.