Bispos Portugueses publicam Carta Pastoral sobre a família
2003-11-11 21:16:59

Uma Carta Pastoral sobre a família será analisada na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que hoje se inicia em Fátima e se prolonga até dia 14 de Novembro. No discurso de abertura o presidente da CEP vincou que “sejam quais forem os problemas a vencer, um futuro positivo da Igreja e da sociedade continuará a passar pela família”.

D. José Policarpo deixou bem clara a preocupação dos bispos portugueses em relação aos problemas actuais das famílias cristãs e todas as famílias portuguesas e explicou que “com a Carta Pastoral que iremos analisar e nos preparamos para publicar queremos dizer às famílias que somos seus aliados e partilhamos com elas a esperança de um mundo novo.”
“A família é o caminho e o contexto principal da realização da vocação cristã para a maior parte dos católicos e de construção da harmonia e da felicidade para os outros homens e mulheres nossos irmãos”, referiu.
O discurso de abertura do Cardeal Patriarca fez luz sobre um outro documento da CEP que está a ser ultimado, referente ao desporto em geral e ao Euro-2004 em particular. “Não podemos ficar indiferentes ao grande acontecimento desportivo que se vai realizar no nosso país: a fase final do Campeonato da Europa de Futebol em 2004”, explicou.
O presidente da CEP pediu que os novos estádios sejam espaço de “uma atitude nova”, de onde desapareçam a violência e as manifestações sem elevação cultural e que a dimensão profissional das competições “não ofusque o espaço para o desporto gratuito”, o desporto pelo desporto.
“A Europa e grande parte do mundo vão estar com os olhos postos em Portugal; oxalá vejam o que nós temos de melhor”, foi o desejo expresso pelos Bispos portugueses na voz do Patriarca de Lisboa.

LEMBRAR JOÃO PAULO II
D. José Policarpo falou ainda sobre o mês de Outubro, “marcado por uma profunda comunhão dos católicos portugueses com o Papa.” O cardeal agradeceu aos Meios de Comunicação Social que levaram a todos os portugueses o testemunho dessa comunhão.
A CEP aproveitou a ocasião para agradecer a João Paulo II “pelo seu testemunho de coragem no dom da sua vida, até ao fim.”