Fundação Ajuda à Igreja que Sofre assinala 300 anos do compositor Carlos Seixas
2003-11-06 22:12:32

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre vai assinalar, no início do próximo ano, o tricentenário do nascimento de Carlos Seixas, considerado o maior compositor português de tecla do período barroco.

Os concertos – dos Magos e de Ano Novo – vão realizar-se em Fátima e Lisboa, a 4 e 10 de Janeiro, e terão a participação do coro Voces Caelestes e orquestra barroca Capela Real, que, sob a direcção dos maestros Sérgio Fontão e Stephen Bull, interpretarão as obras Verbum caro, Dixit Dominus e Missa em Sol Maior, deste compositor português do século XVIII.
Carlos Seixas nasceu em Coimbra, em 1704. A sua evidente vocação musical levou-o, aos 16 anos, a trocar a cidade natal por Lisboa, onde rapidamente se tornou professor de cravo. Na capital, conheceu o famoso compositor italiano Domenico Scarlatti, que o considerou “um dos maiores professores de cravo que jamais ouvira”. Além de muitas sonatas para instrumento de teclas, Carlos Seixas escreveu um concerto para cravo e orquestra de cordas, uma abertura, uma sinfonia e bastante música sacra, parte da qual poderá ser ouvida nestes concertos.
O coro Voces Caelestes estreou-se, com grande êxito, em 1997, na produção da ópera Platée, de Rameau, que assinalou a reinauguração do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa. Dirigido desde o início por Sérgio Fontão, o grupo, que se tem distinguido pela grande qualidade das suas prestações, tem sido chamado a colaborar com maestros como Harry Christophers e Peter Schreier, entre outros.
A Capela Real é a única orquestra barroca portuguesa. A sua formação deve-se à vontade e determinação de um grupo de músicos portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, com experiência no campo da música antiga, especialmente da música barroca. A orquestra tem-se dedicado, sobretudo, à divulgação da música portuguesa.
Como director ou membro de diversos agrupamentos vocais, Sérgio Fontão tem desenvolvido uma intensa actividade, que o tem levado a inúmeros pontos do País, mas também a Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Áustria, Itália, Malta, Brasil, Argentina, Uruguai, EUA, Canadá, Índia, Japão e Macau. Actualmente, além do grupo Voces Caelestes, dirige, entre outros, o Coral Vértice, fundado em 1974 por cantores do Coro Gulbenkian.
Após ter terminado os estudos como maestro e violinista, Stephen Bull especializou-se em violino barroco. Realizou concertos e gravações com grande parte dos grupos britânicos que tocam em instrumentos de época, incluindo The Hanover Band, London Classical Players e a Orchestra of the Age of Enlightenment. Interessa-se particularmente pelo ensino, sendo actualmente professor de violino no Goldsmiths’ College, na Universidade de Londres e na Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa. Desde 1998, é também professor de Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa.

O Concerto dos Magos terá lugar em Fátima, no Auditório Paulo VI, no dia 4 de Janeiro, às 15.30, e o Concerto de Ano Novo realizar-se-á em Lisboa, na Igreja de São Roque, no dia 10 de Janeiro, às 21.30.