paroquias.org
 

Notícias






"Milagre da Lágrima" Atrai Peregrinos
2003-10-30 21:27:08

São fiéis da vizinhança mas também peregrinos de longo curso, que chegam de Viseu, da Figueira da Foz, do Porto e, claro, de Fátima. Choram, depositam flores, acendem lamparinas. Todos querem ver a imagem que Benigna Pereira jura a pés juntos ter chorado para transmitir uma mensagem ao Mundo.

. "É um grande milagre", garante esta católica convicta de 51 anos de idade, que não hesita em passar a palavra do recado decifrado na lágrima vertida: "Para mim é uma mensagem ao povo, para se emendar e arrepender enquanto há tempo", resume a mulher que abre, satisfeita, a porta de casa à romaria religiosa.
O fenómeno de Ancas aconteceu ao final da tarde da passada segunda-feira e, desde então, transformou a Travessa do Cruzeiro numa espécie de local de culto para os fiéis do catolicismo. Ou pelo menos para alguns, aqueles que têm o apetite de ver com os próprios olhos os da Nossa Senhora de Fátima que terá chorado. E são muitos os religiosos ou curiosos que procuram a casa de Benigna Pereira. "Eu não fecho a porta a ninguém", assegura a proprietária da figura de louça que atrai gente de Anadia e arredores. "Tem vindo mesmo muita gente, só hoje (ontem) foram centenas. Até vêm de Viseu, do Porto, da Figueira da Foz, Fátima...", confirma.
Benigna não é apenas a proprietária da imagem que venera há seis anos, mas também a primeira e mais confiante testemunha do que considera ser um milagre. "Eram umas 19 horas e eu ia a sair de casa para o carro. Virei-me para ela (a imagem), benzi-me e vi que ela estava a chorar. Disse ao meu marido mas ele não ligou e, quando voltei, uns quinze minutos mais tarde, limpei-lhe a cara e não saiu nada, mas a minha nora tocou-lhe com o dedo e disse que era cera", relata, depressa concluindo: "É um grande milagre para entrar em contacto com as pessoas".
"Para mim é uma mensagem ao povo, para se emendar e arrepender enquanto há tempo", reforça, sobre o fenómeno passado com a imagem. "Tem alturas em que ela está com a vista cheia, mas quando vê muita gente começa a disfarçar. Mas tem momentos em que parece mesmo que vai chorar", continua Benigna Pereira, precisando que a Nossa Senhora de Fátima que tem em casa chorará do olho direito, porque "no esquerdo é quase só um risco, muito suave, sem intensidade". Se a lágrima pode ser cera? "Não sei se é cera, mas é um milagre de Nossa Senhora, deformou-lhe a boca e o olho. É um grande milagre e quem somos nós para desacreditar de Nossa Senhora?", responde Benigna.
com Filipa Gaioso Ribeiro
Caixa
Bispo de Aveiro desvaloriza o fenómeno
"Ainda não estive no local, apenas sei que está a acontecer algo diferente, e acredito plenamente naquilo que as pessoas estão a dizer", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Ancas. Corroborando a tese do milagre defendida por Benigna Pereira, Arménio Cerca argumenta que "nos tempos que correm existem métodos científicos que permitem avaliar o que está a acontecer". "As pessoas acreditam que é um milagre, chamam-lhe o milagre da lágrima", sublinha o autarca. Mais céptico parece estar o bispo de Aveiro, D. António Marcelino, que, em declarações à agência Lusa, disse não acreditar tratar-se de um fenómeno sobrenatural. "Não vou preocupar-me com nada disso. Há coisas mais importantes na vida das pessoas", esclareceu o bispo. "Ligaram-me de Aveiro a dizer que ele (o bispo) não acredita, mas acreditem ou não, a minha fé ninguém me tira", contrapõe Benigna Pereira, referindo também não ter recebido a visita do padre da sua freguesia.
A FRASE
"Tem alturas em que ela está com a vista cheia, mas quando vê muita gente começa a disfarçar. Mas tem momentos em que parece mesmo que vai chorar"
Benigna Pereira, católica, proprietária da imagem que "chora".

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia