TRADIÇÃO TRAI IGREJA
2003-10-30 21:24:48

A Igreja Católica pretende aproveitar o próximo fim-de-semana para assinalar em dias distintos as solenidades de Todos os Santos e Fiéis Defuntos, mas os sacerdotes estão a deparar com a oposição das populações, que pretendem manter as celebrações num só dia, juntando a festa da santidade com a ida aos cemitérios.

Tradicionalmente, as duas solenidades celebram-se num só dia, aproveitando-se o feriado de Todos os Santos, a 1 de Novembro, já que as famílias ficam libertas das suas obrigações profissionais, enquanto que o dia 2 - destinado à oração pelos Fiéis Defuntos - fica praticamente esvaziado de acção religiosa.

"Como este ano, o dia de Fiéis Defuntos ocorre a um domingo, não há necessidade de juntar as duas festas num só dia, até porque seria importante a distinção das suas solenidades para melhor se compreender o significado de cada uma", defendeu o arcebispo D. Jorge Ortiga, reconhecendo, no entanto, que essa ideia está a ter grande resistência por parte das comunidades.

"Infelizmente, a tradição popular ainda tem o seu peso", comentou o responsável da diocese de Braga, adiantando que, em face da situação, será deixado ao critério de cada sacerdote a decisão sobre as datas de comemoração das duas solenidades. Como o próprio reconheceu, será uma questão de "bom senso". Em seu entender, a realização das celebrações em dias distintos "é aconselhável para maior dignificação e clarificação de cada uma das solenidades".

A festa de Todos os Santos, que se celebra no sábado, evoca a santidade e a esperança cristã de vitória sobre a morte, com a possibilidade de ressuscitar com Cristo e aceder à vida e felicidade eternas.

O dia de Fiéis Defuntos - criado pelos cristãos como solenidade própria por volta do ano 1000 precisamente para que não se promovesse o culto dos mortos em dia de Todos os Santos - destina-se à oração pelos entes falecidos, para que as suas almas sejam purificadas a fim de serem acolhidas no Reino de Deus. A celebração das duas solenidades voltou a acontecer num só dia porque a 2 de Novembro deixou de ser feriado.

Fonte CM