João Paulo II pede a simplicidade, a pobreza e fidelidade à Igreja na Vida Religiosa
2003-10-30 21:11:05

João Paulo II convidou os religiosos Capuchinhos a renovar a sua identidade na pobreza, a simplicidade e na fidelidade. O desafio é lançado em carta dirigida ao Ministro Geral dos Frades Menores Capuchinhos, Pe. John Corriveau, e aos participantes do Capítulo conhecido como “delle Stuoie” (esteiras vegetais onde os religiosos de Francisco de Assis escutavam a sua palavra e descasavam, à noite).

O Papa refere-se ao tema reflectido neste encontro pelos Franciscanos Capuchinhos “O amor recíproco entre os irmãos, o amor pela pobreza evangélica, o amor pela Igreja”, lembrando que “ser irmãos deve caracterizar o vosso comportamento com Deus, convosco, com os demais e com todas as criaturas”.
“Este peculiar estilo fraterno deve reflectir e favorecer o sentido de pertença de cada um a uma grande família sem fronteiras”, acrescentou.
Referindo-se ao segundo tema de reflexão, “O amor à pobreza à luz da ‘pequenez’”, que deriva de sua condição de “frades menores”, João Paulo II diz que a “‘pequenez’ exige um coração livre, desprendido, humilde, manso e simples, como Jesus nos propôs, e como viveu São Francisco”.
O “Amor fiel à Igreja”, terceiro ponto de meditação do Papa, exige “uma atitude de fé e de obediência à Igreja com o coração e com o estilo de vosso fundador.”
Trata-se de um compromisso que não conhece o descanso, que vos fará felizes e conscientes de dar a vida pelo Reino de Deus em nome de Jesus”, conclui a carta.