paroquias.org
 

Notícias






Papa convoca Igreja no Iraque para escolher novo Patriarca
2003-10-29 22:10:12

João Paulo II convocou o Sínodo dos Bispos da Igreja Caldeia para, de 2 a 3 de Dezembro, escolherem o Patriarca de Babilónia dos Caldeus. a Igreja Patriarcal Católica Caldeia tem cerca de um milhão de fiéis em todo o mundo e perto de metade desses fiéis encontra-se no Iraque, onde está a sede do Patriarcado dos caldeus.

Segundo comunicou nesta manhã a Sala de Imprensa da Santa Sé, “João Paulo II, na sua paterna solicitude para a Igreja Caldeia e em consideração do cânone 72 § 2 do Códice de Cânones das Igrejas Orientais, convocou para os dias 2 e 3 de Dezembro, no Vaticano, o Sínodo dos Bispos dessa Igreja para a eleição do Patriarca de Babilónia dos Caldeus”.
O novo patriarca sucederá a Raphael I Bidawid, falecido no Líbano a 7 de Julho passado. Neste momento encontra-se reunido em Bagdad o Sínodo dos Bispos caldeus, que ainda não avançou com nenhum nome para a sucessão.
Segundo o cânone referido na declaração do Vaticano, “se a eleição não se conclui ao fim de 15 dias, o assunto é devolvido ao Romano Pontífice”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia