João Paulo II bate mais um recorde
2003-10-23 22:58:25

Ao nomear mais 31 cardeais no dia de ontem, em Consistório extraordinário, João Paulo II juntou mais um recorde à já longa lista dos que o seu Pontificado bateu: o Colégio Cardinalício tornou-se, com 195 membros, o maior da história da Igreja.

O número de cardeais é tão elevado que o Papa teve de recorrer a novos títulos e novas diaconias para poder atribui-los aos novos purpurados. A tradicional atribuição de uma igreja na cidade de Roma a cada cardeal simboliza a sua participação no cuidado pastoral do Bispo de Roma, o Papa.
Dos actuais membros do Colégio Cardinalício, 135 têm ainda direito de voto num eventual conclave para eleição de um novo Papa. De entre os eleitores, 66 são europeus, 24 da América Latina, 14 da América do Norte, 13 da Ásia, 13 da África e 5 da Oceânia, num total de 59 países com cardeais com direito a voto.