Arquivista do Vaticano não nega existência de "carta de abdicação" de João Paulo II
2003-10-21 22:12:25

O arquivista do Vaticano, o cardeal argentino Jorge Mejia, afirmou estar convencido que João Paulo II estará pronto a abdicar se perder a capacidade de falar e que deu instruções nesse sentido.

“Suponho que o Papa redigiu uma carta anunciando a sua renúncia, a ser tornada pública se o seu estado de saúde se degradar”, indicou D. Mejia em entrevista ao “La Nacion”, do seu país.
Se o agravamento da doença de Parkinsosn, de que sofre o Papa, o provar do uso da fala isso levantaria, para o arcebispo argentino, um problema sério para a Igreja.
“Tenho a certeza de que João Paulo II tem colocado a hipótese da renúncia desde há algum tempo”, assegurou.
Arquivista e bibliotecário do Vaticano, este prelado argentino é um antigo companheiro de estudos do Papa, que o trata pelo seu nome.
O italiano Mario Francesco Pompedda, a mais alta autoridade jurídica do Vaticano, contrapõe que a questão da renúncia do Papa não tem actualidade. Uma opinião, aliás, sustentada nas posições de João Paulo II durante a última semana.
No sábado, perante os bispos e cardeais reunidos no Vaticano, João Paulo II pediu: "Continuem a rezar por mim, a fim de que eu possa cumprir plenamente o meu serviço em favor da Igreja, enquanto o Senhor quiser."