paroquias.org
 

Notícias






Teresa de Calcutá beatificada por João Paulo II
2003-10-19 13:36:56

AP Photo/Massimo Sambucetti O Papa beatificou Teresa de Calcutá, na presença de cerca de 300 mil pessoas na basílica de São Pedro, no Vaticano. João Paulo II esteve sorridente no último dia das comemorações do 25º aniversário do seu pontificado e cumpriu assim um desejo pessoal. O Papa leu a fórmula de beatificação da "venerável serva de Deus", que a partir de agora é apelidada de "bem aventurada".

O Sumo Pontífice voltou a surgir publicamente em relativa boa forma, como descrevem as agências noticiosas e é visível nas transmissões televisivas que acompanharam a cerimónia de beatificação da madre Teresa de Calcutá, o primeiro Prémio Nobel da Paz a ser beatificado e uma recordista no que toca à rapidez do processo.



Sorrindo ligeiramente, João Paulo II saudou a multidão que se juntou na praça para assistir à cerimónia. Entre os presentes, algumas Missionárias da Caridade, membros da ordem fundada por Teresa de Calcutá e que se dedicam ao cuidado dos pobres e doentes. Nas filas dianteiras, centenas de pobres e doentes ao cuidado das missionárias assistiram de perto à cerimónia, marcada por grande emoção tanto em Roma, quanto na Índia, onde a agora beata realizou o seu trabalho em vida.

Cerca das 09h15, o Papa disse: "depois de ter pedido autorização à congregação para as causas dos santos, com a nossa autoridade apostólica acordamos que a venerável serva de Deus Teresa de Calcutá seja doravante chamada de bem aventurada". As palavras do líder da Igreja católica foram seguidas do descerramento de uma imagem da madre, sobre a basílica, saudada por aplausos da multidão.

O Papa anunciou ainda que o dia de festa dedicado a Teresa de Calcutá será assinalado "no dia do seu nascimento para o céu", a 5 de Setembro, data da morte da religiosa.

O cerne da cerimónia concluiu-se com o entoar do hino "Aleluia" por um coro de 400 pessoas.

Entre a assistência contam-se algumas figuras de destaque, como a mulher do Presidente francês, Bernadette Chirac, e o primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin. Albânia e Macedónia estão representadas ao mais alto nível, com a presença do Presidente macedónio Boris Trajkovski e do seu homólogo albanês Alfred Moisiu, bem como do primeiro-ministro da Albânia, Fatos Nano. Os dois países disputam a nacionalidade da madre Teresa, visto que esta nasceu na Macedónia, mas filha de pais albaneses.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia