Curiosidades do Pontificado de João Paulo II
2003-10-15 22:07:22

Os 25 anos de Pontificado de João Paulo II ensinaram-nos a apreciar um Papa com muitas facetas como humano e como chefe da Igreja. Um rápido olhar sobre algumas curiosidades confirma essa impressão:

- Na sua infância os seus amigos tratavam-no por “Lolek” e alguns familiares e amigos íntimos ainda usam esse diminutivo.
- Foi um jovem que demonstrou grande interesse pelo teatro e literatura polaca.
- Trabalhou duramente numa pedreira.
- Além de ter sido o primeiro Papa polaco, foi o primeiro oriundo de uma país comunista – numa altura em que ainda existia a “cortina de ferro” na Europa.
- Quando gozou de boa saúde foi praticante de esqui, montanhismo e remo.
- É o primeiro Papa a repetir nomes dos seus dois imediatos predecessores.
- É o único Papa a ter sido atingido a tiro na rua.
- É o único pontífice católico que deu entrada num hospital público até hoje.
- Segundo uma sondagem nos EUA, o que mais cativa na sua figura é o sorriso, a devoção mariana, o domínio de várias línguas e o seu amor às crianças e aos pobres.
- João Paulo II ocupou o primeiro lugar numa sondagem que pedia a alunos do secundário de Portugal, Espanha e América Latina para indicarem “a pessoa que mais admiram”.
- No Natal costuma oferecer aos amigos, cardeais e todos os trabalhadores no Vaticano uma garrafa de vinho e um pão doce de limão com passas.
- Vai confessar em todas as Sextas-feiras Santas na Basílica de São Pedro. Baptiza na sua capela privada os filhos dos seus amigos ou dos seus mais modestos colaboradores. Já casou um serralheiro com uma mecanógrafa.
- Em Março de 2003 o Vaticano apresentou o sexto livro de poemas místicos escritos pelo Papa, o “Tríptico Romano”.
- Realizou três exorcismos durante o Pontificado, sendo o mais conhecido o realizado a uma jovem, em 1982, que se mostrou muito agitada durante a audiência geral.
- No dia 13 de Abril de 1986 realizou um gesto histórico ao visitar a sinagoga de Roma.
- Pediu perdão pelas faltas humanas cometidas pela Igreja Católica numa intervenção a 12 de Março de 2000, ano do Jubileu.
- É o primeiro Papa a ter rezado numa Mesquita, na Síria, um gesto que muitos sectores mais conservadores não receberam de bom grado.
- Em Maio de 2002 reuniu-se na Praça de São Pedro com centenas de antigas prostitutas, durante a audiência geral.
- Nesse mesmo mês, depois do encontro ecuménico de oração em Assis, enviou uma mensagem aos chefes de Estado convidando-os a adoptar 10 compromissos pela paz mundial.
- Recebeu no Vaticano uma delegação oficial da Igreja Ortodoxa Grega, a primeira desde o cisma de 1054.
- Em Agosto de 2002 celebrou uma Missa em Cracóvia que reuniu 2 milhões de fiéis, a maior de toda a história.
- No dia 14 de Novembro de 2002 visitou o parlamento italiano, algo que o Papa não fazia há 150 anos. O seu discurso foi tão eloquente que o mafioso Benedetto Marciante, capo de la Cosa Nostra, se entregou à polícia romana.
- Os pensamentos do Papa já estão disponíveis por SMS em três países.
- Em Junho de 2003 completou as 100 viagens apostólicas, na Croácia.
- Uma montanha do Polo Sul tem o nome do Papa João Paulo II, como homenagem aos seus 25 anos de Pontificado.
- João Paulo II beatificou e canonizou mais pessoas do que todos os Papas do século XVI.

Recolha de Guido Adolfo Rojas Zamorano