paroquias.org
 

Notícias






Kofi Annan participa em simpósio sobre encíclica de João XXIII
2003-10-08 21:46:32

Kofi Annan participou ontem num um simpósio sobre o tema “Paz na Terra”, por ocasião do 40º aniversário da famosa carta encíclica de João XXIII. O encontro, realizado ontem na sede da ONU, em Nova Iorque, serviu também para a entrega do prémio “Servitor Pacis”
O simpósio foi promovido pela Missão de Observação Permanente da Santa Sé na ONU conjuntamente com o Conselho Pontifício Justiça e Paz e da Fundação "Path to Peace".


A intervenção inicial ficou a cargo do futuro cardeal Renato Martino, antigo observador na ONU ele próprio, que sublinhou a actualidade de ideias como “a relação entre os conteúdos históricos do bem comum universal e a configuração e funcionamento dos poderes públicos mundiais”.
“A autoridade universal deve construir-se pacientemente, fundada sobre a unidade da família humana e colocada ao serviço da mesma, para que não se torne um instrumento de interesse particulares”, advertiu D. Martino.
No final do encontro procedeu-se à cerimónia de entrega do Prémio "Servitor Pacis", que a Fundação “Path to Peace" atribui anualmente a pessoas que se distingam na caridade e na ajuda aos mais necessitados. Este ano o prémio foi entregue “in memoriam” ao médico Carlo Urbani, primeiro a conseguiu isolar o vírus do SRA, e às Missionárias da Caridade, de Madre Teresa, pelo trabalho que prestam às crianças de Bagdad.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia