Mensagens Quaresmais
2001-02-27 16:51:02

“A Quaresma deste ano tem de ser, necessariamente, a continuação do tempo jubilar”. È o apelo que D. José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, lança aos seus diocesanos na mensagem quaresmal que lhes dirigiu.

A escuta da Palavra, a oração, a conversão, a penitência e a caridade são caminhos que ajudam a um encontro mais profundo com o mistério de Cristo que é o desafio que nos é lançado no tempo Quaresmal. Mas este encontro com Jesus Cristo tem, segundo D. Jorge Ortiga, repercussões nos comportamentos quotidianos”. Também para o Arcebispo de Braga, a caminhada quaresmal deve proporcionar a todos os crentes um espaço de opções concretas, impostas como programa de vida pessoal, para poder partilhar em benefício da Igreja e da humanidade.
D. António Braga, Bispo de Angra do Heroísmo, na mensagem que dirigiu aos seus diocesanos acentuou o facto de este tempo litúrgico ser de perdão e de reconciliação. Porém, o sacramento da reconciliação não se pode reduzir a uma acto isolado, mas deve constituir o ponto culminante de uma caminhada de conversão. A experiência do perdão de Deus implica a reconciliação com os outros: “perdoar e pedir perdão”. Este perdão leva, segundo D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, a uma “passagem da morte à vida, da escravidão do pecado à liberdade dos filhos de Deus”.